Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ciclismo: Egan Bernal será o campeão da Volta da França-2019

Bernal aumentou a sua diferença para o segundo colocado e só precisa completar a última etapa amanhã para se tornar o primeiro colombiano a vencer a Volta da França

AFP
Escrito por

O colombiano Egan Bernal vai confirmar, hoje, após a última etapa da Volta da França, o título de campeão da edição 2019 da prova mais importante do calendário do ciclismo mundial. O atleta da Ineos (ex-Sky), terminou a etapa de ontem, entre AlbertVille e Val Thorens, em quarto lugar, mas ampliou a diferença de tempo para o segundo colocado geral, que antes da prova era Julian Alaphilippe (francês da quickstep) e agora passou a ser o britânico Geraint Thomas, seu companheiro de Ineos, 1m12s segundos atrás. Bernal soma 79h52m52s.

Embora a diferença seja pequena, ela é praticamente impossível de ser tirada na última etapa, hoje, nos 126 km planos com chegada em Paris e quase comemorativa, com todo o pelotão em bloco (muitos até brindando com champanhe) chegando com o mesmo tempo e a vitória disputada por sprinters/velocistas que lutam pelos pontos (a classificação geral é pelo tempo).

E o máximo de bônus de tempo é de 10s para o vencedor, o que significa que nenhum concorrente direto, mesmo se vencesse a prova, tiraria a diferença de tempo para Bernal. Enfim: a única chance de o garoto-sensação do ciclismo não vencer seria abandonar a prova por algum problema físico.

Só dá Colômbia
Com a conquista a ser confirmada neste domingo, Bernal é o primeiro colombiano a ganhar a Volta da França e faz do país o primeiro da América do Sul a vencer as três grandes provas, já que Nairo Quintana já ganhou o Giro da Itália (2014) e a Volta da Espanha (2016).

Além disso, a Colômbia vai ter três nomes no Top-10. Quintana, que vai terminar em oitavo lugar a atual edição, tem um vice e um terceiro lugares na França e segue sem vencer a principal prova. Para completar a força colombiana, Rigoberto Uran é o sétimo colocado geral.

A prova
Vale lembrar que a etapa de sexta-feira não teve vencedor, pois foi encerrada quando restavam 28km para o fim. O motivo foi uma chuva de granizo que deixou a estrada com muito gelo. Assim, ficaram valendo o tempo e o posicionamento obtidos na penúltima montanha. E ontem, mais uma vez, as condições climáticas influíram numa etapa. Inicialmente o trecho Albertville-Val Thorens seria de 126km com cinco montanhas categorizadas. Porém, a organização cancelou um dos trechos por temer novo problema com neve (esta é a terceira etapa seguida nos Alpes) e preferiu cortar dois trechos dela, o que fez a prova ficar com 56,5km.

Isso foi terrível para os ciclistas colocados a partir do sexto lugar, com mais de quatro minutos atrás de Bernal. O trecho de quase contrarrelógio impossibilitaria que alguém atacasse na fuga para tirar a diferença. Assim, a briga pelo título passou a ficar resumida entre Bernal, Alaphilippe, Thomas, Kruijswijk e Emanuel Buchmann, distantes menos de dois minutos para o líder.

Logo que a prova começou se viu que Alaphilippe não teria forças para buscar Bernal nem se manter no Top2 (sua posição após a prova é o quinto lugar geral). Bernal, por sua vez, administrou a distância para Thomas e não se preocupou quando o italiano Vicenzo Nibali (Bahrain) atacou e chegou tranquilo, com o tempo de 1h51m53s, dez segundos de frente para o espanhol Alejandro Valverde (Movistar) e 14s para o espanhol Mikel Landa (Movistar). Foi um prêmio de consolação para o italiano, campeão das três grandes voltas e que não fez um bom Tour de France. Mas a festa memo quem fez foi Bernal, em quarto lugar ao lado de Thomas que o cumprimentou antes mesmo da chegada.

- Fiz o que tinha de fazer nesta etapa, seguir o líder bem proóximo. Creio que estamos a pnto de ganhar o primeiro turno e o trunfo é de todo o país. Ganhamos Giro e Vuelta e será uma hnra eu confirmar na prova de amanhã o meu primeiro tour. Estou ansioso em cruzar a linha amanhã - disse Bernal, que faz temporada fantástica em 2019 (venceu Paris-Nice e Volta da Suíça).