No topo do Monte Zoncolan, a 14ª etapa do Giro d'Italia terminou com o britânico Chris Froome na primeira colocação, seguido pelo líder geral Simon Yates e Domenico Pozzovivo. Vencedor da etapa, Froome passou a liderar a prova nos 5km finais do trajeto de 166km.
- É realmente um sentimento muito especial ganhar no topo da subida hoje. É um sentimento tão bom, especialmente depois de um início difícil nesta corrida. A equipe me apoiou muito bem nas últimas duas semanas, então conseguir a vitória hoje significa muito - disse o ciclista.
A disputa ficou ainda mais difícil na reta final, quando os competidores precisaram enfrentar uma subida desafiadora. Próximo do encerramento da prova, Yates ainda conseguiu abrir maior distância em relação a Pozzovivo, que vinha brigando pela vice-liderança e segue à frente na classificação geral.
No trajeto até a subida da montanha, Tom Dumoulin, defensor do título, tentou diminuir as falhas na prova em uma disputa acirrada com Thibaut Pinot e terminou a prova 37 segundo atrás de Froome e, se for considerado o bônus de tempo de Yates, o déficit do GC do Holandês é agora de 1:24. Pozzovivo está em terceiro, 1:37 para baixo, já a vitória de Froome o deixa na quinta colocação geral, 3:10 atrás de Yates.
Classificação da etapa:
Chris Froome (GBr) Team Sky
Simon Yates (GBr) Mitchelton-Scott
Domenico Pozzovivo (Ita) Bahrain-Merida
Miguel Angel Lopez (Col) Astana Pro Team16:00 Metz – Bordeaux
Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb
Classificação geral:
Simon Yates (GBr) Mitchelton-Scott
Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb
Domenico Pozzovivo (Ita) Bahrain-Merida
Thibaut Pinot (Fra) Groupama-FDJ
Chris Froome (GBr) Team Sky
Dia 20/05/2018 10:17