Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBB Completa novo colégio eleitoral para suas assembleias gerais

A Confederação Brasileira de Basketball lançou uma campanha para o cadastramento de atletas com direito a voto para eleger seus representantes nas assembleias 

Guy Peixoto Jr, presidente da CBB. (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Escrito por

A indicação de clubes e técnicos finaliza o processo aberto pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para conhecer os representantes do esporte nas assembleias da entidade. Nesta última etapa foram apontados os clubes
CR Flamengo, Macaé Basquete e Presidente Venceslau, além de dois técnicos: Marco Aurélio Pegolo dos Santos (Chuí) e Maria do Carmo Ferreira (Macau). A mudança do estatuto marca uma inovação na gestão do basquete no Brasil.

Dar voz à comunidade do basquete fez com que a confederação reunisse representantes de todos os segmentos, tendo inclusive, multiplicado por 10 a representatividade dos atletas, protagonistas do esporte. A CBB é hoje a única confederação brasileira de esportes coletivos a ter incluído técnicos em seu colégio eleitoral, além de atletas e clubes.

O novo estatuto da CBB estabelece que devem participar das assembleias um clube da Séria A (NBB) e um da Série B (Liga Ouro), nos naipes masculina e feminina. Nas etapas anteriores jogadores medalhistas em Mundiais e Jogos Olímpicos votaram, em eleição direta, em Hortência Marcari, Norminha Pinto, Paula Gonçalves, Eduardo Agra, Oscar Schmidt e Marcel de Souza. Em seguida todos aqueles que vestiram a camisa da Seleção Brasileira em competições oficiais da Federação Internacional de Basketball (FIBA) escolheram mais dois, Cadum Guimarães e Iziane Castro.

A Associação dos Atletas Profissionais também se fará presente, através de seu presidente Guilherme Teichmann e da vice-presidente Helen Luz.

- Encerramos o processo para conhecer os nomes que a comunidade do basquete escolheu para participar das decisões da CBB. É preciso que todos possam ser ouvidos e também que tragam ideias e nos ajudem a encontrar de volta o caminho do sucesso do nosso esporte”, concluiu Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.