Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão mundial, Justin Gatlin elogia velocistas brasileiros

O britânico está no Rio de Janeiro para a disputa do Desafio Mano a Mano, onde busca o bicampeonato

Justin Gatlin é o atual campeão do Desavio Mano a Mano (Foto: Divulgação)
Escrito por

Um dos principais nomes do atletismo mundial, o americano Justin Gatlin já está no Brasil para a disputa da quinta edição do Mano a Mano. Nesta sexta, ele falou com a imprensa e conheceu a pista do evento, localizada no Jockey Club Brasileiro (RJ). O americano, que fez história recentemente ao desbancar o jamaicano Usain Bolt no Mundial de atletismo de Londres-2012, chega ao Rio de Janeiro em busca do bicampeonato.

Mesmo de olho na vitória, Gatlin elogiou o potencial e talento dos velocistas brasileiros. Além disso, todos os atletas presentes "disputaram” baterias com 45 crianças de projetos sociais do SESI realizados na Mangueira. Eles entregaram medalhas, posaram para fotos e deram dicas para os pequenos corredores. O Mano a Mano começa neste sábado com as disputas classificatórias. No domingo acontecem as finais. O evento conta com entrada gratuita e os portões serão abertos às 9h.

- O Brasil está vivendo um momento especial para os sprintistas e creio que é possível pensar em um atleta correndo para 10 segundos ou ainda mais rápido. Me dá especial prazer ver jovens atletas descobrindo do que são capazes de fazer nas pistas e espero que a torcida brasileira que vier ao Mano a Mano vibre por eles. Eles não devem vir aqui só me ver, mas torcer por essa geração que é o futuro do Brasil nas pistas - declara Gatlin.

Neste sábado, oito atletas brasileiros (quatro no masculino e quatro no feminino) irão disputar duas vagas para as finais. Além do astro Gatlin, atual campeão do Desafio, o Mano a Mano conta com outros nomes de peso como a brasileira Rosângela Santos, Bruno Lins, Paulo André de Oliveira e os velocistas paralímpicos Petrucio Ferreira e Yohansson Nascimento.

​- Como sempre a pista está maravilhosa, muito especial. A organização consegue deixar ela muito boa. Adorei correr com as crianças. É sempre bom participar de ações como essa, uma ótima oportunidade para motivar as crianças e mostrar que o atletismo é uma coisa legal - explica Rosângela Santos.

A primeira prova do dia será às 11h com as classificatórias do feminino. As brasileiras Evelyn dos Santos, Franciela Krasucki, Geisa Coutinho e Andressa Fidelis lutarão por duas vagas na final. A campeã e a segunda colocada desta disputa enfrentam Rosângela Santos no domingo.

Às 11h30 é a vez dos homens disputarem vagas na final dos 100m. Na bateria, estão confirmados os brasileiros Paulo André de Oliveira, Bruno Lins, Derick de Souza Silva e Luis Gabriel Pereira da Silva. Os dois melhores colocados terão a oportunidade de correr contra o americano Justin Gatlin e o compatriota Isiah Young.

A final paralímpica, com atletas da classe T45-47, será disputada no domingo. Participam os brasileiros Petrucio Ferreira e Yohansson Nascimento, além do polonês Michal Derus.