Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caleb Ewan vence a etapa 11 do Tour de France. Sagan sofre punição

Australiano vence a etapa mais emocionante e polêmica do Tour de France até o momento. Sagan fica em segundo, mas perde os pontos por 'se jogar' em um rival no sprint final

Ewan (à direita, de preto) vence a etapa. Sagan  (à esq, de branco) termina em segundo, com Bennet (verde) em terceiro. Mas Sagan foi punido por causa de um toque em Aert (de amarelo)  e ficou sem os pontos da etapa  (AFP)
Escrito por

A etapa 11 da edição 2020 do Tour de France (Châtelaillon - Poitiers, 168km, plano) teve, nesta quarta-feira, a sua chegada mais emocionante e polêmica. O australiano Caleb Ewan (Lotto) levou a melhor e, com a diferença de pouco mais de um pneu, deixou Peter Sagan (eslovaco da Bora) na segunda posição, com Sam Bennet (irlandês da Quick Step) em terceiro a apenas um pneu de Sagan e fechando o Top3. Entretanto, por causa de um toque que deu  no belga Wout Van Aert (Jumbo Visma) no finzinho do sprint, Sagan foi punido e relegado para o último lugar do pelotão de chegada, perdendo os 30 pontos que ganharia pela posição (NR: o vencedor de cada etapa ganha 50 pontos).

Ewan  precisava vencer para se aproximar dos líderes Sagan e Bennet na luta pela liderança por pontos (camisa verde). E entrou nos 200 metros finais bem posicionado, pelo centro, conseguindo sustentar a ponta, mesmo pressionado por Sagan. O eslovaco poderia ter vencido. Porém, quando arrancou para assumir a ponta, deu o polêmico toque de ombro no belga Wout Van Aert . Isso ocorreu em razão de Sagan apostar numa arrancada pelo flanco direito e, para evitar chocar-se com a grade de proteção, se lançar em cima de Aert (veja a chegada na foto acima). Este contato foi o suficiente para o maior astro do ciclismo mundial - que venceu a camisa verde em sete das últimas oito edições do Tour - não conseguir ultrapassar Caleb.  Bennet, com um sprint também pelo centro, estava em segundo, mas foi ultrapassado pelo eslovaco nos últimos centímetros de prova. O tempo do vencedor: 4h00m01s.

Pouco depois da prova, os organizadores analisaram o vídeo e concluíram que Sagan deliberadamente se jogou em cima de Aert. Puniram o eslovaco. Assim, Bennett passou para o segundo lugar e Aert subiu para terceiro.

Camisa amarela: sem mudanças

Como esta foi uma etapa plana e com todos chegando em bloco (os 101 primeiros colocados tiveram o tempo do líder, a emoção ficou mesmo com os velocistas. No meio da prova ocorreu um sprint intermediário, com Bennet à frente de Sagan; no fim, veio o final emocionante.

Entre os ciclistas que disputam o título da classificação geral (camisa amarela), nenhuma mudança. Todos chegaram no pelotão e com o tempo do líder. Assim, segue a classificação da etapa anterior, com o esloveno Primoz Roglic liderando com 21 segundos de vantagem para o campeão de 2019, o colombiano Egan Bernal.


O Top10 (classificaçao geral/camisa amarela)

1 - Primoz Roglic - Eslovênia/Equipe Jumbo Visma - 46h15m24s
2 - Egan Bernal - Colômbia/ Ineos (+ 21s do líder)
3 - Guillaume Martin - França/ Cofidis (+ 28s)
4 - Romain Bardet - França/Ag2R (+ 30s)
5 - Nairo Quintana - Colômbia/Arkea (+ 32s)
Rigoberto Uran - Colômbia/EF (+ 32s)
7 - Tadej Pogacar - Eslovênia/Emirates (+ 44s)
8 - Adam Yates - Grã Bretanha/Mitchelton (+ 1m02s)
9 - Miguel Angel López - Colômbia/Astana (+ 1m15s)
10 - Mikel Landa - Espanha/Bahrain (+ 1m42s)

Na briga pela camisa verde, Bennet foi muito beneficiado pela punição a Sagan. E a diferença que poderia cair para 20 pontos, pulou para 68.

Top4 por pontos  (camisa verde)

1 - Sam Bennet - Irlanda/Quick Step - 243 pontos
2 - Peter Sagan - Eslováquia/Bora - 175
3 - Bryan Coquard - Francês/Vital - 157
4 - Caleb Ewan - Austrália/Lotto - 155

 E +
Na classificação das outras categorias, a situação  após 11 etapas: a ) Benoit Cosnefroy, francês da Ag2R lidera a disputa de melhor montanhista (camisa branca com bolinhas vermelhas) com 36 pontos, contra 31 de Nans Peters (francês da Ag2R); b) Egan Bernal, o campeão de 2019, segue com a camisa branca de melhor ciclista jovem (disputada apenas por atletas até 25 anos); c) a Movistar lidera por equipes (138h53m04s) seguida pela EF (5m12s atrás).

Etapa desta quinta-feira

A etapa de número 12 do Tour 2020 (NR: são 21 etapas no total) será entre Chauvigny e Sarran Corréze. Trata-se de um circuito de montanha, com média dificuldade e possibilidade de vitória da fuga ou de algum dos ciclistas do Top10 da classificação geral . Diferentemente das duas últimas etapas, os velocistas devem passar muito longe dos primeiros lugares.