Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seis Brasileiros se enfrentam no primeiro dia de J-Bay

A primeira fase da competição contará com três confrontos verde e amarelos, retorno de Filipe Toledo e briga pela liderança do campeonato

WSL / Poullenot
Escrito por

As primeiras horas desta quarta-feira reservará grandes emoções aos amantes do surfe. A sexta parada do Circuito Mundial, em J-Bay, na África do Sul contará, logo na primeira fase, com três duelos brasileiros. Além disso, a etapa contará com o retorno de Filipe Toledo - após suspensão por indisciplina - e uma acirrada luta pela liderança do ranking mundial do WCT. A primeira chamada será às 2h (horário de Brasília).

A abertura da etapa contará com o duelo entre Wiggolly Dantas e Miguel Pupo. Além dos dois brasileiros, a primeira bateria do dia contará com o australiano Joel Parkinson. Em busca da liderança do campeonato, Adriano de Souza encara, na terceira bateria, Jadson André e o português Frederico Morais. O último confronto verde e amarelo está reservado para a décima bateria e terá Gabriel Medina, Caio Ibelli e o australiano Stuart Kennedy. 

Após ficar de fora de Fiji devido a uma suspensão por indisciplina no Rio Pro, Filipe Toledo retorna ao Circuito na última bateria no dia, contra Michel Bourez (TAH) e Ezekiel Lau (HAV) . O único brasileiro a ser campeão nestas águas foi Mineirinho, em 2012, em uma etapa de WQS. 

Até o momento, nenhum surfista conseguiu, na temporada, levantar o troféu em duas etapas. 

Briga pela camiseta amarela

Além da disputa pelo título da etapa, J-Bay ainda contará com a briga pela liderança do campeonato. Ao conquistar o título na etapa de Fiji, o australiano Matt Wilkinson (26,750) tirou o havaiano John John Florence (26,500) da liderança. A diferença entre os dois é de apenas 150 pontos. Também lutam pela ponta o sul-africano Jordy Smith, o brasileiro Adriano de Souza e o australiano Owen Wright, todos com 26,150 pontos somados, 600 a menos que o líder.

Segurança reforçada

Após o ataque de tubarão sofrido por Mick Fanning (AUS), em 2015, a organização do evento reforçou a segurança, aumentando o número de jet skis, câmeras e fiscais. Também foram adotadas boias inteligentes e sonares instalados nos jet skis.

O ataque de tubarão ocorreu na final da etapa, onde o australiano encarava o compatriota Julian Wilson, que tentou socorrê-lo. Nesta edição, nenhum surfista foi coroado vencedor. Após o acidente, Fanning tirou um ano sabático - apesar de participar de J-Bay - retornando ao Circuito nesta temporada. 

Confira os confrontos da primeira fase:

1: Joel Parkinson (AUS) X Wiggolly Dantas (BRA) X Miguel Pupo (BRA)
2: Owen Wright (AUS) X Bede Durbidge (AUS) X Josh Kerr (AUS)
3: Adriano de Souza (BRA) X Frederico Morais (POR) X Jadson André (BRA)
4: Matt Wilkinson (AUS) X Jeremy Flores (FRA) X Ethan Ewing (AUS)
5: Jordy Smith (AFS) X Conner Coffin (EUA) X Michael February (AFS)
6: John John Florence (HAV) X Ian Gouveia (BRA) X Dale Staples (AFS)
7: Kolohe Andino (EUA) X Ítalo Ferreira (BRA) X Leonardo Fioravanti (ITA)
8: Julian Wilson (AUS) X Kelly Slater (EUA) X Kanoa Igarashi (EUA)
9: Connor O’Leary (AUS) X Adrian Buchan (AUS) X Jack Freestone (AUS)
10: Gabriel Medina (BRA) X Caio Ibelli (BRA) X Stuart Kennedy (AUS)
11: Sebastian Zietz (HAV) X Mick Fanning (AUS) X Joan Duru (FRA)
12: Michel Bourez (PLF) X Filipe Toledo (BRA) X Ezekiel Lau (HAV)