Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil x Argentina será destaque na 11ª edição do Boxing For You

Evento de 29 de maio em São Paulo (SP) terá Esquiva Falcão e Lila Furtado enfrentado atletas argentinos no card principal<br>

Esquiva Falcão é a atração principal do Boxing For You (Foto: Mario Palhares)
Escrito por

A 11ª edição do Boxing For You terá dois clássicos envolvendo Brasil e Argentina. O evento, marcado para o dia 29 de maio, na Arena de Lutas, em São Paulo (SP), escalou o medalhista olímpico Esquiva Falcão para encarar Cristian Fabian Ríos no duelo principal que fecha a noite de cinco combates. Antes do ídolo do boxe brasileiro, a paulista Lila Furtado entrará em ação pelo cinturão latino do WBC das super-galos (até 55,3 kg) contra Paola Pamela Benavidez.

+ Como o Brasil está no UFC? Veja o cenário do país em cada categoria

O B4Y tem co-promoção da Top Rank, maior empresa de boxe do mundo, e transmissão do canal Bandsports. As lutas têm início às 19h e os ingressos são limitados com preço único de R$ 100,00.

Brasil e Argentina se enfrentaram por cinco vezes no Boxing For You, todas envolvendo os medalhistas olímpicos Esquiva Falcão, Adriana Araújo e Robson Conceição. Mas em apenas duas oportunidades, os atletas brazucas derrotaram os tradicionais rivais por nocaute, mostrando o nível dos combates. A única derrota de brasileiros contra estrangeiros foi em setembro de 2017 na quarta edição, realizada no Clube Atlético Juventus, em São Paulo (SP). O chileno José Velasquez superou Paulo Soares por nocaute no oitavo round na super galo (até 55,338 Kg).

- São duas escolas de boxe muito fortes na América. Brasileiros e argentinos sempre tiveram duelos acirrados. Atualmente, o Brasil tem vantagem ampla no boxe olímpico e os argentinos estão com dois campeões mundiais no profissional, número que deve ficar empatado – ou superado – em pouco tempo com as chances reais de Esquiva e Robson Conceição serem os melhores de suas respectivas categorias - disse Sergio Batarelli, organizador do Boxing For You.

Atualmente, os argentinos campeões do mundo são Brian Castaño (médio-ligeiro) e Fernando Martinez (super-moscas), mas a lista teve Gustavo Ballas e Uby Sacco nos anos 1980, Carlos Monzon e Víctor Galíndez nos anos 1970. Os mais próximos do topo mundial entre os brasileiros são Esquiva Falcão e Robson Conceição, ambos agenciados por Sergio Batarelli e Top Rank, co-promotora do Boxing For You.

Já o Brasil brilha em Jogos Olímpicos somando seis medalhas nos últimos três eventos. Astro principal do Boxing For You 11, Esquiva Falcão foi prata em Londres 2012 e hoje está invicto no profissional a um passo de lutar pelo cinturão dos médios.

Brasileiros tentam manter a hegemonia

O main event será entre o medalhista olímpico Esquiva Falcão (29-0-0) e o argentino Cristian Fabian Ríos (23-14-3) na categoria dos médios (até 72,5 kg). Vencendo o combate na capital paulista, o brasileiro fará a tão sonhada luta valendo o posto de campeão do mundo da IBF – Federação Internacional de Boxe, ainda em 2022. O duelo terá 10 rounds.

Esquiva Falcão analisou seu adversário, o argentino Cristian Fabian Ríos, que treina em Buenos Aires e já disputou títulos nacionais e latinos.

- O atleta é muito competitivo e tem bom boxe. Os argentinos são difíceis de derrubar, tem seus méritos e sabem bem o que é catimba.

Apelidado de El Tuco, o atleta de San Miguel de Tucuman tem 40 lutas na carreira, com um cartel de 23 vitórias e 14 derrotas. Em 2016, o atleta do país vizinho encarou de igual para igual o ex-campeão do mundo, o canadense David Lemieux, no BellCentre de Montreal lotado. O até então detentor do cinturão dos médios da IBF levou o combate para os pontos.

A escolha pela luta no país foi estratégica, já que Esquiva é um dos maiores nomes da história da nobre arte no país e atrai atenção da mídia, patrocinadores e fãs.

Já o co-main event será a disputa de cinturão latino do WBC das super-galos (até 55,3 kg), com a luta entre a brasileira Lila Furtado (6-0-0) e a argentina Paola Pamela Benavidez (16-10-3). O título está vago pelo Conselho Mundial de Boxe.

Adversária de Lila Furtado, Paola Benevidez foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, além de levar os títulos de campeã sul-americana e pan-americana entre as mini-moscas no amador.

- Sempre tive a sorte de lutar contra adversárias brasileiras no boxe amador e os resultados sempre foram positivos Quero conquistar esse título latino no Brasil e depois definir quais serão os próximos passos rumo ao cinturão mundial - disse Paola Benavidez, de 36 anos.

- Me disseram que a Lila Furtado é uma atleta muito forte, com um estilo clássico de boxe. Será um combate de nível. Volto ao Brasil para lutar e conquistar meu objetivo que é a vitória - reforçou a atleta mais velha da Família Benavidez.

Paola é filha de Alfredo Benavidez, seu treinador, carreira semelhante às das outras irmãs Vitória, Pamela, Yanina e Débora. O irmão Gaston também é boxeador profissional.

Antes das duas atrações principais da noite, Eduardo ‘Pará’ Costa (7-1-0) fará sua sexta exibição no evento subindo ao ringue contra Allan Felipe Sena (1-0-0) nos pesos-leves (até 61,2 kg). O card preliminar do Boxing For You abre espaço para os estreantes. Vinicius Barros encara Miqueas de Souza medindo na categoria dos super-médios (até 76,2 kg) e Arisson Chita Tavares vs Fellipe Bastos duelam pelo super-meio-médios (até 69,8 kg). Os dois combates terão 4 rounds.