Nesta segunda-feira (14), o Brasil tem sua primeira chance de medalha no Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura, com a prova dos 10km em águas abertas. A disputa feminina começa a partir das 21h (horário de Brasília), na praia de Sentosa, e terá a presença da maior medalhista da modalidade: Ana Marcela Cunha.
➡️Seleção de ginástica rítmica faz teste antes de Copa do Mundo
Aos 33 anos, Ana Marcela soma 17 medalhas em mundiais, sendo sete ouros, duas pratas e oito bronzes. Com quatro títulos na extinta prova de 25km e dois nos 5km, a brasileira busca sua primeira medalha de ouro na distância de 10km, justamente a disputa desta segunda-feira (14).
Líder do ranking mundial de águas abertas, Ana Marcela teve cinco meses de preparação para o maior compromisso da temporada, incluindo um período de treinamento em Livorno, na Itália, na altitude. Em 2025, ela disputou duas etapas de Copa do Mundo, mas ainda não subiu ao pódio.
Se entre as mulheres a Seleção Brasileira conta com a experiência da campeã olímpica e de Viviane Jungblut, que soma cinco participações em mundiais no currículo, os homens trazem renovação à equipe em Singapura. Matheus Melecchi, de 19 anos, e Luiz Felipe Loureiro, 21, disputam a competição pela primeira vez e competem tanto nas provas individuais quanto no revezamento.
O Mundial de Esportes Aquáticos
Principal competição do ano, o evento terá disputas de natação, águas abertas, polo aquático, nado artístico, e saltos ornamentais, sendo que cada modalidade segue um cronograma específico. As disputas em Singapura começam com o polo aquático e duram até o dia 3 de agosto, com o encerramento das provas de natação e saltos ornamentais.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Programação das águas abertas
14/07 – 10 km feminino – 21h
17/07 – 5 km feminino – 21h
18/07 – Sprint 3 km feminino – 21h
19/07 – Revezamento 4×1500 m misto – 21h