Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil larga bem no rúgbi, vôlei e tênis de mesa no Parapan de Lima

País estreou nos esportes coletivos em Lima com dois triunfos nesta sexta-feira. Primeiras medalhas da delegação verde e amarela devem sair neste sábado, com os mesa-tenistas 

Brasil estreou com vitória no rúgbi em cadeira de rodas no Parapan de Lima (Foto: Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB)
Escrito por

O Brasil estreou em duas modalidades coletivas com vitórias nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. O destaque desta sexta-feira foi o triunfo da Seleção de rúgbi em cadeira de rodas, que busca subir um degrau em relação à edição passada, sobre a Colômbia, por 48 a 41.

Com 20 tries do Júlio Rocha, o time se vingou de uma derrota dura de Toronto-2015. Na ocasião, os colombianos tiraram os brasileiros do pódio ao levarem a melhor por 50 a 48, na disputa pelo terceiro lugar. Neste sábado, o desafio é contra Canadá, às 14h (de Brasília).

Os canadenses são os atuais campeões parapan-americanos, mas vêm de campanha irregular no Mundial do ano passado, na Austrália, quando terminaram na quinta colocação. O Brasil não se classificou para a competição.

No vôlei sentado, a equipe verde e amarela, atual campeã dos Jogos, bateu o Peru por 3 a 0, com parciais de 25-19, 25-18 e 25-18. A Seleção voltam à quadra hoje, às 14h, contra a Costa Rica.

O tênis de mesa pode garantir medalhas nesta sexta-feira, a partir das 12h. Há 11 atletas nas quartas de final, 12 semifinalistas e um finalista nas disputas. 

Nesta sexta-feira, o catarinense Conrado Contessi (classe 1) bateu o argentino Guillermo Bustamante por 3 a 1. O brasiliense Aloísio Júnior (1) aplicou 3 a 0 no americano Michael Godfrey. A mineira Marliane Santos (2-3) venceu a americana Pamela Fontaine. Já Carla Maia (2-3), do Distrito Federal, garantiu uma vitória suada contra a argentina Verônica Blanco, por 3 sets a 2. O cearense Francisco Melo (8) bateu o argentino Pablo Krotsch pelo mesmo placar.

O sábado terá ainda as estreias de atletismo, futebol de 5, futebol de 7, judô, basquete em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas e tiro esportivo.

* O repórter viaja a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro