Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil volta ao Parque Olímpico e leva o tri no Desafio Raia Rápida

Na última competição antes da desmontagem do Estádio Aquático, quarteto formado por Bruno Fratus, João Gomes Jr, Henrique Martins e Henrique Rodrigues vai ao topo do pódio

Brasil foi ao topo do pódio no Desafio Raia Rápida pela terceira vez seguida (Foto: Jonas Moura)
Escrito por

Se o resultado nos Jogos Rio-2016 não deixou os nadadores brasileiros satisfeitos, ao menos neste domingo eles puderam fazer uma festa no Estádio Aquático do Parque Olímpico. O país conquistou o tricampeonato do Desafio Raia Rápida, contra África do Sul, Estados Unidos e Itália, última competição realizada na arena, construída para receber as provas no megaevento.

Os donos da casa garantiram o triunfo no revezamento 4x50m medley, com o quarteto formado por Bruno Fratus, João Gomes Junior, Henrique Martins e Henrique Rodrigues. Eles fizeram 1m38s43 e encerraram o somatório geral com 15 pontos, seguidos pelos sul-africanos (1m39s88), que somaram 11, os americanos (1m40s49), com sete, e os italianos (1m41s22), com três.

A competição foi formada por duas etapas: na primeira, provas individuais nos quatro estilos (costas, peito, borboleta e livre). Em seguida, a disputa em equipe. A nação que terminasse com a maior pontuação seria a vencedora. Pelo terceiro ano seguido, os brasileiros saíram com a vitória.

- É muito divertido ganhar aqui, mas muito mais importante do que o resultado é o espaço que a natação ganha. É um dia especial para a natação, só de podermos inspirar crianças a praticar o esporte e fazer a população em geral acompanhar a modalidade - disse Fratus, sexto colocado nos 50m livre nos Jogos Olímpicos do Rio.

Dois brasileiros se sagraram campeões nas provas individuais, compostas por uma etapa eliminatória e uma final. João Gomes Júnior levou a melhor no nado peito, com 27s09, e deixou para trás o italiano Giulio Zorzi (27s52) na decisão.

Outro a se garantir em primeiro foi Henrique Martins, no nado borboleta. Com 23s34, ele venceu o americano Tim Phillips (23s66).

No estilo costas, o sul-africano Gerhard Zandberg fez 24s54 e derrotou o italiano Simone Sabbione, com 25s63.

Campeão olímpico no Rio nos 50m livre, o americano Anthony Ervin foi o campeão da distância no Raia Rápida, com 22s32. Na final, ele derrotou Fratus, que nadou para 22s63.

O estádio da natação é uma das instalações temporárias do Parque Olímpico. A arena será desmontada nas próximas semanas para a construção de dois centros de treinamento aquáticos.