Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil é campeão do Sul-Americano de Rugby pela 1ª vez na história

Título inédito veio após vitória por 67 a 5 sobre a Colômbia, neste sábado. Com atuações marcantes, os jogadores brasileiros escrevem seus nomes de vez na história da Seleção

Seleção Brasileira comemora o primeiro título da história do Rugby nacional (Foto: João Neto/Fotojump)
Escrito por

A Seleção Brasileira de Rugby XV conquistou o título do Campeonato Sul-Americano 6Nações após vencer a Colômbia por 67 a 5, em partida realizada no último sábado, no campo do SPAC, em São Paulo. Na campanha pelo inédito título, os Tupis tiveram que vencer a Argentina e o Chile, equipes mais tradicionais na modalidade.

O primeiro tempo começou truncado, com muita disputa de bola. O pilar Chabal foi expulso após uma agressão e a partir daí a Colômbia conseguiu manter a bola no ataque, mas viu a defesa brasileira brilhar. Os Tupis terminaram o primeiro tempo com uma vantagem de 13 a 0.

A conversa do intervalo foi boa para o Brasil, que voltou para o segundo tempo e logo resolveu a partida. Embalada, a Seleção marcou oito tries antes da primeira jogada bem sucedida do visitante. A partir daí, os brasileiros tiraram a pressão dos ombros e passaram a fazer um verdadeiro show de tries. Aos 35 os colombianos fizeram seu try de honra, mas a festa foi mesmo dos Tupis, que fecharam a partida em  67 a 5 e puderam levantar a taça de campeão pela primeira vez em sua história.

- Esperamos muito por isso, muitos anos de trabalho. Ser campeão da primeira divisão é emocionante! Todo mundo contribuiu um pouco para a gente conseguir essa vitória. Vamos trabalhar mais e continuar subindo - disse Andre Arruda, atleta da Seleção Brasileira.

Ige, atleta com maior número de jogos oficiais pela Seleção (72), falou da sensação de ser campeão antes de se aposentar e do longos anos a serviço da seleção. 

- Eu paro de jogar, mas saio pela porta da frente e com sensação de dever cumprido. Fecho minha carreira na seleção com chave de ouro. A gente sofreu muito nesses 20 anos e eu represento toda uma geração que trabalhou muito e não está mais aqui. Todos que passaram e colocaram a camisa do Brasil um pouco acima do que ela estava. O trabalho é de todo mundo e esse grupo merece muito levantar o troféu de campeão.

O próximo compromisso da Seleção será um amistoso contra o Maori All Blacks, time que representa desde 1888 a cultura neozelandesa e roda o mundo em amistosos contra seleções nacionais e grandes equipes. A princípio, a partida está marcada para Novembro, sem data confirmada.