Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil cai em ‘grupo da morte’ no Mundial masculino de handebol

Seleção terá a Espanha, campeã europeia, e as fortes Tunísia e Polônia na primeira fase

Mundial masculino de handebol acontecera no Egito, em janeiro de 2021 (Foto: Divulgação)
Escrito por

O Brasil caiu no "grupo da morte" do Campeonato Mundial masculino de handebol. A Federação Internacional de Handebol (IHF) realizou neste sábado a cerimônia do sorteio dos grupos do campeonato, que acontecerá no Egito, entre 13 e 31 de janeiro de 2021.

O evento foi histórico não apenas por ter sido sediado no planalto das Pirâmides de Gizé, no Cairo, mas porque pela primeira vez contou com 32 seleções na disputa.

A IHF agrupou as 32 Seleções em quatro linhas a partir das quais foi realizado o sorteio dos oito grupos. O Brasil conquistou a vaga mundial ao se classificar em segundo lugar no Campeonato Sul-Centro Americano, em Maringá (PR), em janeiro de 2020.

O sorteio foi iniciado com os países dispostos no Pote 4, seguido respectivamente pelos Potes 3, 1 e 2. Segundo as regras da IHF, o país-sede tem o direito de escolha. Como o Egito estava no Pote 2, este foi o último a ser sorteado e o país optou pelo Grupo G. O Brasil foi a primeira Seleção a ser sorteada do Pote 3 para o Grupo B, com Espanha, Tunísia e Polônia.

– Mais uma vez um Mundial com um grupo forte. A Espanha é campeã europeia. A Tunísia foi vice-campeã africana, uma equipe muito consistente, muito boa no cenário mundial. A Polônia vem sempre com sua história e vem com um grupo de jogadores jovens muito bons. Então, acreditamos que seja uma chave bastante dura. O cruzamento com o Grupo A, nós vemos também equipes muito fortes – analisou o técnico da Seleção, Washington Nunes.

Caso avance para a segunda fase, o Brasil terá com adversários os três melhores colocados do Grupo A (Alemanha, Hungria, Uruguai e Cabo Verde), em hexagonal. Apenas os dois melhores de cada chave da segunda fase seguem para as quartas de final.

O Brasil foi o nono colocado no Mundial de 2019, na Alemanha e na Dinamarca. Foi a melhor colocação do país na história, e o resultado garantiu a equipe no pré-olímpico, depois do insperado terceiro lugar nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

Presidente da IHF, Hassan Moustafa afirmou em seu discurso que "ninguém sabe quando a pandemia chegará ao seu fim", mas que "precisamos viver e nos adaptar à esta nova realidade".

CONFIRA COMO FICARAM OS GRUPOS

GRUPO A: Alemanha, Hungria, Uruguai, Cabo-Verde
GRUPO B: Espanha, Tunísia, Brasil, Polônia
GRUPO C: Croácia, Catar, Japão, Angola
GRUPO D: Dinamarca, Argentina, Bahrein, Congo
GRUPO E: Noruega, Áustria, França, NA1
GRUPO F: Portugal, Argélia, Islândia, Marrocos
GRUPO G: Suécia, Egito, República Tcheca, SA4
GRUPO H: Eslovênia, Bielorrússia, Coreia do Sul, Rússia