Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Boxeador mantém título após lutar na guerra da Ucrânia e mandar recado para Putin

Oleksandr Usyk venceu Anthony Joshua e prometeu doar a premiação para desabrigados do conflito com a Rússia

Usyk venceu Anthony Joshua em 12 assaltos (Foto: Reprodução/SkySports)
Escrito por

O boxeador Aleksandr Usyk, da Ucrânia, segue fazendo história no esporte. Depois de participar do conflito com a Rússia, o lutador retornou ao ringue, venceu Anthony Joshua e manteve o título dos pesos pesados. 

Usyk estaria dispensado do serviço militar de acordo com as leis da Ucrânia, especialmente por conta de ser pai de três filhas. No entanto, o atleta fez questão de defender seu país e, com isso, teve de atrasar a decisão de cinturão milionária com Joshua. 

+ McGregor defende José Aldo e critica a falta de atitude dos árbitros na vitória de Dvalishvili

O ucraniano realizava livres diariamente e, em uma delas, capturou uma explosão de uma bomba no andar de cima da casa. De acordo com a esposa de Usyk, ele perdeu cerca de dez quilos de massa muscular no período. 

Depois de dois meses na linha de frente, o lutador decidiu voltar aos treinamentos. O intuito era de chamar atenção dos outros países para a situação vivida pelos ucranianos. Com a vitória diante de Joshua, ele conseguiu. 

Com os mesmos 100 quilos da luta anterior, Usyk derrotou o americano em doze assaltos e manteve a invencibilidade na carreira. Após o triunfo histórico, o boxeador detonou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e mandou uma mensagem ao povo ucraniano. 

+ Popó alfineta José Aldo após derrota: 'Não quero mais lutar com você, vai queimar meu nome'

- Quero dizer que algumas pessoas no mundo estão subestimando o que está acontecendo na Ucrânia. Por favor, abram os olhos para o que está acontecendo. Os ucranianos nunca desistem, sempre vamos até o fim. Sempre vencemos no fim, só precisamos de um pouco mais tempo - disse, antes de completar:

- Tudo que ele (Putin) faz é apenas para mostrar que ele é forte, mas não é. Pelo contrário, se fosse, ele não mostraria o quão grande ele é. Na realidade, ele é muito fraco - finalizou. 

Agora, Usyk tem mais um objetivo na carreira: unificar os títulos dos pesos-pesados. Para conquistar, no entanto, ele precisará enfrentar Tyson Fury, britânico, que é dono do cinturão do Conselho Mundial de Boxe. De acordo com lendas do esporte, a luta será o evento mais importante desde Ali vs Frazier, nos anos 70.