Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bolt perde ouro no revezamento 4x100m e Brasil deve herdar bronze

O jamaicano Carter testou positivo para a substância metilhexaneamina e, assim como seus compatriotas, perderá a medalha conquistada em Pequim-2008

Bolt perde ouro conquistado em Pequim-2008
Escrito por

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta quarta-feira mais dois atletas que testaram positivo na reanálise das amostras dos atletas de Pequim-2008 e Londres-2012. O jamaicano Nesta Carter testou positivo para a substância metilhexaneamina, estimulante encontrado em alguns suplementos alimentares e descongestionantes nasais e perderá o ouro conquistado em Pequim-2008.

Como a medalha foi ganha em uma prova em equipe, o revezamento 4x100m, todos os atletas perderão suas medalhas, incluindo Usain Bolt, que passará a ter oito ouros olímpicos. Na ocasião, com o tempo de 37s10, o time jamaicano bateu o recorde mundial.

Com a atualização, o Brasil deve herdar o bronze, já que havia terminado em quarto lugar. O Comitê Olímpico Jamaicano será o responsável pelo recolhimento da medalha, assim como os pins comemorativos e diplomas entregues na cerimônia de premiação no Ninho do Pássaro.

- Para mim não é surpresa. Em um ano competi como juvenil contra o Nesta Carter e ganhei dele fácil no Rio. No ano seguinte, o cara já estava o dobro do tamanho, correndo constantemente para baixo de 10s. Eu não tinha dúvida (que ele usava doping), mas dependendo do que você for falar, tem que provar. E eu não tinha como fazer isso. Mas o importante é que agora a justiça foi feita - afirmou ao 'UOL Esporte' Vicente Lenílson, que já tinha a prata de Sydney-2000.

Assim, Trinidad e Tobago herda o ouro, o Japão fica com a prata e o Brasil de Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira, o Codó, conquista o bronze.

A russa Tatyana Lebedeva, que disputou o ouro de Pequim-2008 com Maurren Maggi, foi a outra atleta a perder sua medalha olímpica. A prata passará para a nigeriana Blessing Okagbare e a jamaicana Chelsea Hammond ficará com o bronze

Revezamento feminino beneficiado

Em agosto do ano passado, o revezamento 4x100m feminino brasileiro também herdou o ouro após a desclassificação do time russo por doping, também em Pequim-2008. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) ainda aguarda o COI enviar as medalhas para o Brasil para que possa premiar as atletas.