Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bicampeão olímpico Teddy Riner realizará intercâmbio técnico com a Seleção Brasileira de Judô

Francês fará um treino intensivo no CT do Comitê Olímpico Brasileiro

Riner é o judoca com mais títulos conquistados e é a maior estrela do judô mundial (Foto: AFP)
Escrito por

Considerado o melhor judoca do mundo, o francês Teddy Riner voltou das férias após as Olimpíadas de Tóquio e escolheu o Brasil para fazer sua preparação. O tricampeão olímpico e decacampeão mundial desembarcará na próxima quinta-feira, 17, no Rio de Janeiro, para treinar com a Seleção Brasileira de Judô.

Serão 10 dias de camping no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico Brasileiro, com a realização de atividades que servirão como um intercâmbio técnico para os brasileiros. Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB, comentou sobre a vinda do judoca multicampeão.

- É uma honra para o COB receber em sua casa um atleta da dimensão do Teddy Riner, o que só mostra a excelência das nossas instalações. Acompanhei praticamente toda sua carreira, tendo assistido pessoalmente diversas conquistas. Para nós, será um privilégio tê-lo treinando com os judocas brasileiros.

Ney Wilson Pereira, gerente de Alto Rendimento da CBJ, explicou como surgiu a oportunidade, além de exaltar a chance de trocar conhecimento com um dos grandes nomes do esporte.

- A equipe do Teddy Riner nos procurou há algumas semanas dizendo que ele queria vir treinar no Brasil. Nos encontramos no Grand Slam de Paris, onde fechamos toda a logística do treinamento. Foi um pedido do Teddy vir treinar no Brasil para se preparar para as competições do Circuito Internacional. Isso nos deixa bastante lisonjeados, pois mostra o quanto a escola do judô brasileiro é respeitada e reconhecida pelos maiores atletas do mundo - disse Ney Wilson Pereira.

Para reforçar os treinos, a CBJ convocou atletas do peso meio-pesado. Um deles é Rafael Silva, o "Baby". O brasileiro já subiu no pódio olímpico por duas vezes com Riner e o enfrentou nas últimas Olimpíadas, em Tóquio.

- Ter um atleta como o Riner em um camp é um grande privilégio. Acho que os pesos pesados do Brasil vão aproveitar bastante. No meu caso, é sempre válido juntar os pesos pesados para treinar, pois é difícil ter muitos da minha categoria treinando junto. Aqui temos uma grande variedade técnica e de estilos de luta . Somará muito ao treino dele também. Lá fora não tem muitos "radouris" nos treinos, então aqui o treino será bem intensivo - comentou Rafael Silva.

A relação do judoca com o Brasil é especial. Foi no país que o francês conquistou o seu primeiro título mundial, em 2007, no Rio, onde também foi hexacampeão em 2013. Em 2016, na mesma cidade, venceu seu bicampeonato olímpico. A última vez que Teddy Riner esteve em solo brasileiro foi há três anos, no Grand Slam de Brasília, onde ganhou a medalha de ouro.

Riner soma três ouros olímpicos, sendo dois individuais e um por equipes, em Tóquio. Além disso, têm mais duas medalhas de bronze em Olimpíadas. Em mundiais, soma oito títulos individuais no peso-pesado (mais de 100kg) e dois na categoria "Absoluto", que envolve todos os pesos.

Seleção Feminina da França também fará treinos no Brasil

Em março, a Seleção Feminina de Judô da França também virá ao Brasil para se preparar para o Campeonato Europeu. Os treinos serão junto com a Seleção Brasileira Feminina, em Pindamonhangaba, entre os dias 8 e 18. Atualmente, das sete categorias femininas, quatro são lideradas por francesas no Ranking Mundial: Amandine Buchard (52kg), Madeleine Malonga (78kg), Romane Dicko (+78kg) e Clarisse Agbegnenou (63kg).

Agbegnenou não virá ao Brasil, pois deu uma pausa em sua carreira após anunciar sua gravidez.

Confira abaixo a convocação da Seleção Brasileira para o Treinamento Especial de Pesos Pesados:

Daniel Bolezina Silva - P.A.A. do Judô - Blumenau FCJ

Gabriel Arévalo - E.C. Pinheiros- FPJUDO

João Marcos Cesarino - Instituto Reação - FJERJ

Juscelino Nascimento Jr - Minas T.C. - FMJ

Rafael Buzacarini - E.C. Pinheiros - FPJUDO

Rafael Silva- E.C. Pinheiros - FPJUDO

Ruan Isquierdo - C.R. Flamengo - FJERJ

Yuri Santos - UMBRA – Vasco da Gama - FJERJ