Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

BBB 23: veja a carreira de Antonio ‘Cara de Sapato’ Jr, ex-UFC e campeão do TUF Brasil

Atleta de 32 anos se consagrou na modalidade de luta no chão e viveu carreira repleta de mudanças; lutador participa do reality da Globo

Atualmente, "Cara de Sapato" luta na Professional Fighters League (Divulgação/PFL)
Escrito por

Antonio "Cara de Sapato" Jr. deu uma pausa na carreira repleta de reviravoltas para focar na disputa de uma competição fora do octógono: o Big Brother Brasil 2023. Aos 32 anos, o lutador de MMA já passou por diversas modalidades de lutas, migrou do jiu-jitsu para o UFC e, atualmente, compete na Professional Fighters League (PFL).

Dessa forma, confira a trajetória do lutador dentro dos ringues, com diversos títulos importantes conquistados e experiências que o colocaram no camarote do reality show mais assistido do país.

+ Key Alves no BBB 23: saiba mais sobre a jogadora de vôlei mais seguida do mundo

Natural de João Pessoa, capital da Paraíba, mas criado em Salvador, na Bahia, Antonio Carlos Júnior conheceu o jiu-jitsu aos 14 anos e não deixou os ringues desde então. Inicialmente, ele se destacou em cenário nacional, mas logo quebrou as barreiras e se consagrou para o mundo na modalidade.

Ao longo dos anos no jiu-jitsu, Antonio ganhou o curioso apelido "Cara de Sapato", que passou a adotar nos confrontos oficiais. Com o nome, ele foi campeão sul-americano, pan-americano e bicampeão mundial.

Com a ajuda de seu amigo e campeão dos peso-pesados de UFC Júnior Cigano, "Cara de Sapato" viu a oportunidade de começar carreira de MMA. Na academia Champion, local de treino de lendas como Anderson Silva e o próprio Cigano, o lutador se preparou para dar grandes passos na arte marcial.

A presença em um reality da TV Globo não é novidade: em 2014, ele participou e venceu o "The Ultimate Fighter Brasil", que lhe fez entrar na organização que produz os grandes eventos de MMA do planeta. Antonio disputou 15 lutas, com 10 vitórias e cinco derrotas, mas saiu em 2021 após má-fase no octógono.

Turbulências na vida pessoal e profissional quase o fizeram desistir, mas o "Cara de Sapato" agarrou oportunidade na PFL, classificada como a terceira maior organização de MMA do mundo. Em 2021, ele se tornou dono do cinturão dos meio-pesados vencendo Marthin Hamlet, com um mata-leão no primeiro round. O atleta faturou R$ 5,5 milhões.

Agora, o lutador quer mais um prêmio. Ao lado dos outros 21 participantes, Antonio entra no BBB 23 de olho nos R$ 1,5 milhões, dados ao vencedor depois de três meses na casa mais vigiada do Brasil.