Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barco espanhol ultrapassa rivais nos metros finais e vence etapa da Volvo

MAPFRE se aproveita de decisões erradas dos adversários Brunel e Dongfeng e garante virada histórica na chegada a Newport. AkzoNobel, de Martine Grael, chega em quinto<br>

MAPFRE venceu etapa de forma heroica (Foto: Jesus Renedo/Volvo Ocean Race)
Escrito por

O barco espanhol MAPFRE conseguiu nesta terça-feira uma vitória histórica na oitava etapa da Volvo Ocean Race. A equipe, que estava no grupo de trás durante quase todo percurso entre Itajaí (SC) e Newport (EUA), acelerou nos metros finais e ultrapassou Team Brunel e Dongfeng Race Team.

Os espanhóis fizeram a prova em 15 dias, 17 horas, 49 minutos e 29 segundos. O pódio teve ainda Team Brunel, que ficou 61 segundos atrás, e Vestas 11th Hour Racing. O barco da brasileira Martine Grael, o AkzoNobel, chegou em quinto lugar e perdeu uma sequência de três pódios consecutivos na regata.

E mesmo no momento em que os líderes estavam a apenas 500 metros da linha de chegada, o MAPFRE ainda seguia a equipe Brunel quando o par emergiu da neblina, diante dos espectadores no Fort Adams Race Village. A margem após quase 16 dias de corrida foi de apenas 1 minuto e 1 segundo.

– Isso é inacreditável. Para sermos honestos, não esperávamos vencer essa etapa, então estamos super felizes. Nossas esperanças sempre foram de que haveria uma compressão da flotilha para que pudéssemos pegar alguém...Ontem à noite foi uma loucura quando tudo fechou e todos a bordo fizeram um trabalho incrível – admitiu o comandante espanhol Xabi Fernández.

Todos os barcos chegaram ainda nesta terça-feira. Dongfeng Race Team, team AkzoNobel, Turn The Tide on Plastic e SHK | Scallywag. Do primeiro ao último, a diferença foi de um pouco mais do que três horas.

A próxima etapa será a nona e terá o percurso entre Newport (Estados Unidos) e Cardiff (Reino Unido). A perna terá pontuação dobrada. A largada para as 3.300 milhas náuticas transatlânticas será em 20 de maio.

O MAPFRE reassumiu a liderança do campeonato com a vitória, com oito pontos. O Dongfeng, que estava um na frente no Brasil, fez quatro. Agora, são três de vantagem para os espanhóis.