Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barack Obama fala em ‘decisões manipuladas’ do COI sobre sedes olímpicas

Presidente dos Estados Unidos compara Comitê Olímpico com a Fifa ainda por conta de derrota de Chicago para o Rio pelos Jogos de 2016

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama (Foto:AFP)
Escrito por

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama levantou suspeitas sobre as escolhas das cidades-sede dos Jogos Olímpicos feitas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O mandatário americano usou em sua tese a definição do local da Olimpíada de 2016, quando Chicago estava na disputa. Ele até chegou a fazer uma comparação com a Fifa.

- Uma delegação muito bem preparada havia viajado a Copenhague para fazer uma apresentação e (a primeira-dama) Michelle estava com eles - explicou em entrevista concedida à New York Magazine no fim de agosto, e publicada na noite do último domingo.

- Recebi uma ligação (...) dizendo que todos pensavam que se eu fosse ao local teríamos boas chances de ganhar e que poderia valer a pena ir e voltar no dia - continuou.

A medida não deu muito certo. Na disputa final com Rio de Janeiro, Madri e Tóquio, Chicago foi eliminada logo na primeira rodada da votação.

- Fui ao local, (mas) mais tarde entendemos que as decisões do COI são similares às da Fifa: um pouco manipuladas. Segundo todos os critérios objetivos, a candidatura americana era a melhor - afirmou Obama.

A perda de Chicago em 2009 foi ruim para o presidente americano. Um ano antes, ele tinha acabado de assumir a presidência do país.

Vale lembrar que os Estados Unidos não sediam uma edição dos Jogos Olímpicos desde 1996, quando Atlanta foi a sede olímpica. Para os Jogos de 2024, Los Angeles está na disputa com Paris e Budapeste.