Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bandeira do Brasil é hasteada em cerimônia na Universíade de Napoli

Atletas e oficiais da delegação brasileira participaram da cerimônia de hasteamento das bandeiras dos países participantes dos Jogos Universitários, cuja abertura será no dia 3

Crédito: Saulo Cruz/Divulgação/CBDU
Escrito por

Na tarde deste domingo (30), esportistas e membros da delegação brasileira que vão representar o país na Universíade de Verão 2019 participaram da cerimônia de hasteamento das bandeiras. O evento, que aconteceu no Porto de Nápoles, na Itália, formalizou a entrada do país na Vila dos Atletas.

O evento acontece conforme as delegações chegam na cidade-sede. Em cada cerimônia são agrupados cinco países. Além do Brasil, estavam presentes África do Sul, Austrália, Croácia e França.

Após a entrada das delegações, um grupo de dança local se apresentou ao som da música oficial da competição. Em seguida, os participantes entregaram e receberam presentes da prefeita da Vila, a italiana Manuela Di Centa, ex-atleta bicampeã olímpica de esqui na neve. 

Para finalizar, as bandeiras foram hasteadas em grupo ao som do hino da FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário).

- É uma tradição nos Jogos Olímpicos e na Universíade. Foi uma cerimônia bonita, um momento marcante onde, de fato, o Brasil passou a estar presente oficialmente nos Jogos. A cerimônia foi interessante porque temos um cenário diferente, que é o Porto de Nápoles e a compartilhamos com países com os quais temos parceria, com delegações do tamanho da nossa - disse Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Apesar de a Universíade ser de 3 a 14 de julho, o futebol começa a ser disputado já na terça-feira, dia 2. E o Brasil estreia na competição justamente nessa data, com seleção feminina universitária de futebol. As meninas, atuais campeãs da Universíade, enfrentam a Irlanda, às 16h (horário de Brasília).

Mudanças na Vila dos Atletas

Nesta edição, o Comitê Organizador decidiu fazer algo diferente: devido à falta de espaço nos hotéis para receber aproximadamente 10 mil pessoas, grande parte dos atletas ficará hospedada em navios no Porto de Nápoles.

O MSC Lirica receberá 2.114 pessoas de 71 países enquanto o Costa Victoria hospedará 1.888 de 38 países. As modalidades que ficarão nos navios são atletismo, ginástica artística e rítmica, saltos ornamentais, judô, vela, tênis e rugby 7.

Além dos navios, Caserta e Salerno – cidades vizinhas que fazem parte do circuito dos Jogos – também terão acomodações para receber as delegações.

A Universíade de Verão é uma competição universitária que acontece a cada dois anos e é o segundo maior evento poliesportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos.

A 30ª Universíade de Verão contempla 18 modalidades – atletismo, basquete, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, polo aquático, rugby 7, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei. 

Neste ano, o Brasil estará presente com uma delegação de aproximadamente 190 pessoas e disputará sete modalidades: futebol, vôlei, natação, atletismo, ginástica artística, judô e taekwondo.