Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atleta do Flamengo e da seleção, Julia Catharino celebra conquista inédita on-line

Julia venceu o Pan-Americano juvenil online

Divulgação
Escrito por

Em tempos de pandemia, a carioca Jullia Catharino, de 18 anos, que integra a seleção brasileira de nado artístico desde os 12, viveu uma experiência inédita recentemente. No Pan-Americano Júnior, em Aruba, ela voltou a subir ao degrau mais alto do pódio. Mas com um detalhe: mesmo competindo de maneira on-line. Isso porque o Brasil foi o único país que participou do torneio remotamente, por estar proibido de entrar na ilha caribenha.

- Confesso que fiquei surpresa com esse resultado (risos). Já estávamos cientes de que seria bem difícil, por todos estarem presencialmente e nós virtualmente. Então, quando recebi a notícia, fiquei emocionada! Foi uma conquista muito especial para mim! – comemora a atleta, que treina no Flamengo há seis anos.
Jullia também se emocionou ao ouvir, mesmo que virtualmente, o Hino Nacional:

- Foi extremamente gratificante! Queria muito estar lá para escutá-lo do pódio, mas, mesmo assim, fico muito feliz e honrada de ter colocado nosso país no lugar mais alto – comemorou.

Na opinião da atleta, o sabor da conquista foi ainda mais especial, por conta do nível das oponentes:

- As minhas adversárias eram muito fortes, e vou enfrentá-las nessa prova de solos no Mundial (em agosto, no Canadá). Com certeza, essa vitória me fortaleceu e me mostrou que estou no caminho certo!

Além do brilho individual de Jullia, o Brasil fez bonito, também, por equipes:

- Conquistamos o nosso objetivo que era a vaga para o Pan Americano de Cáli, com 1 prata e 1 bronze nas provas de dueto e 2 bronzes nas provas de equipes – celebra a campeã.

Melhor atleta da América do Sul em 2019, a nadadora do Flamengo e da seleção brasileira desde sempre concilia os treinos e competições com outras atividades.
De 2014 a 2020, por exemplo, Jullia conciliou sua rotina de atleta com a de aluna do CEL Intercultural School, ao qual é muito grata:

- O CEL sempre foi muito mais do que um colégio para mim, ele foi o meu verdadeiro porto seguro com tanto carinho, atenção e reconhecimento. Sou muito grata a todos que fizeram parte disso, minhas conquistas com certeza não seriam possíveis sem eles. Sempre participei de muitas viagens e competições, além dos treinos que muitas vezes duravam um dia inteiro. O CEL sempre me deu todo o apoio e suporte para que eu alcançasse todos os meus objetivos dentro e fora das piscinas – agradece.

Atualmente, Jullia concilia os treinos e competições com os trabalhos como modelo:

- Gosto muito das duas áreas, em certos momentos elas se completam e sou muito feliz. Sempre tento conciliar os horários e encaixar meus trabalhos como modelo nos meus horários vagos, intervalos de treino e folgas.

Pelo Flamengo, a nadadora guarda inúmeros momentos marcantes. Como uma homenagem, em pleno Maracanã, em 2018.

- Foi emocionante! Foi a minha primeira ida ao Maracanã, com certeza inesquecível. Fiquei muito feliz e grata de ter sido escolhida para receber essa homenagem.

E dá para descrever a emoção de ser atleta do Flamengo?

- O Flamengo, sem dúvidas, é o melhor clube do País, uma estrutura impecável, com tudo que o atleta de alto rendimento precisa. Só tenho a agradecer por tudo.