Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atleta de vôlei diagnosticada com câncer é a primeira beneficiada por auxílio da CBV

Atualmente fora das atividades em quadra, Ana Paula Borgo receberá auxílio emergencial do Fundo Especial de Apoio aos Atletas

Ana Paula Borgo descobriu um tumor no estômago em setembro do ano passado (Reprodução)
Escrito por

A atleta de vôlei de quadra Ana Paula Borgo será a primeira contemplada pelo Fundo Especial de Apoio aos Atletas, novo programa de auxílio emergencial da Confederação Brasileira de Voleibol. Em agosto do ano passado, quando fazia pré-temporada pelo Barueri, exames detectaram um tumor no estômago e, consequentemente, o afastaram das atividades profissionais. Agora em processo de tratamento, ela será auxiliada pela CBV em caso que pode, de acordo com informações do "O Globo", chegar a R$ 12 mil.

O programa da CBV foi criado em fevereiro deste ano, com o objetivo de auxiliar atletas tanto da quadra, quanto na praia. Os jogadores que entram no programa não possuem vínculo contratual com qualquer instituição desportiva e são auxiliados para casos como lesões, calote de clubes, doenças e casos de gravidez.

+ Campeão da WSL 2022, Filipe Toledo avalia cenário competitivo do surfe: 'É um esporte egoísta'

O diagnóstico de Ana Paula foi considerado de "apoio a doença grave", com auxílio dado para atletas que possuem doença de evolução prolongada ou permanente. O caso foi avaliado por uma comissão formada por representantes da CBV, da Comissão de Saúde da Confederação e das Comissões Nacionais de Atletas de Quadra e de Praia.

O auxílio aos atletas será formado por um fundo de 20% do valor recebido por transferências internacionais. O total, na atual temporada, é de cerca de R$ 500 mil, distribuído em quatro janelas de abertura para benefício.

Em novembro de 2022, Ana Paula Borgo revelou que foi descartada pelo Barueri, equipe comandada por José Roberto Guimarães. O contrato dela foi rescindido 15 dias depois do diagnóstico e a atleta afirmou, na época, que não recebia apoio do clube e da CBV.