Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Astros do skate nacional marcam presença em Porto Alegre para a segunda etapa do STU Nacional

Capital gaúcha vai receber o tradicional torneio durante este final de semana 

Pista do trecho 3 da orla do Guiába recebe a competição neste final de semana (Foto: Divulgação/STU)
Escrito por

A nata do skate brasileiro estará reunida na etapa de Porto Alegre (RS) do STU National nesta semana, de sexta a domingo. A pista do trecho 3 da orla do Guaíba, a maior da América Latina, novamente será palco de um espetáculo das modalidades Street, de estrelas como Rayssa Leal e Pâmela Rosa, e Park, de skatistas do nível de Pedro Barros e Augusto Akio, o Japinha. Apenas quatro feras num universo de mais de 110 nomes que desfilarão talento na capital gaúcha.

A campeã Olímpica no street, Rayssa Leal vai estrear no circuito brasileiro após não participar da primeira etapa, em Criciúma (SC) por motivos pessoais. Pâmela levou o título e largou na frente no ranking 2023, com 12 mil pontos. A atual campeã nacional, Gabi Mazetto, ficou em segundo, com Ariadne Souza completando o pódio.

+ Porto Alegre recebe a segunda etapa do STU National 2023; conheça relação do skate com a cidade

- Muito bom poder disputar essa etapa em Porto Alegre. Quero continuar com esse ritmo de competição para dar sequência na temporada. Tenho certeza de que o evento vai estar lotado, da mesma forma como aconteceu em Criciúma, e com alto nível das meninas e muita disputa em cada manobra - disse Pâmela. 

Já na modalidade Park, a dupla que brilhou no Mundial de Sharjah, em fevereiro, mostrou em Criciúma que a temporada promete. Augusto Akio, que foi vice-campeão nos Emirados Árabes, e Pedro Barros, terceiro colocado, fizeram a dobradinha na etapa catarinense, com Pedro Carvalho em terceiro. Entre as meninas, Dora Varella também ousou na sua última volta, com um “Hell Flip Yndi”, e conquistou o título, deixando Fernanda Tonissi em segundo e Isadora Pacheco em terceiro.

- Seja no ambiente nacional ou internacional, nosso skate é puro. Estamos todos aqui por ele. A gente compartilha de um mesmo ideal, o que só proporciona coisas boas, sorrisos, alegria, alto astral, e tudo isso traz energia para as pessoas. O nível é surpreendente, altíssimo, com manobras quase que inusitadas, que não eram vistas até pouco tempo e estão sendo executadas em linhas de campeonatos. O skate brasileiro está de parabéns - declarou Japinha após a conquista. 

+ Agenda: STU National em Porto Alegre recebe eventos preliminares do circuito brasileiro de skate

Na etapa de Porto Alegre deste ano, a artista gaúcha Lídia Brancher, que considera sua arte figurativa, feminista e política será a responsável por assinar a identidade visual do evento. Para a ocasião, baseou seu trabalho em fatos que trouxessem elementos que fazem parte da paisagem da cidade, além de incluir e disseminar as mulheres no skate.

- A pista na orla é um espaço público que une pessoas de diferentes partes da cidade e de diferentes classes sociais, com uma das paisagens mais representativas: o local onde as pessoas se conectam com o Rio Guaíba, o pôr-do-sol e os animais que habitam esse mesmo espaço - afirmou Lídia. 

A etapa de Porto Alegra é apenas a segunda do circuito brasileiro da modalidade e acontecerá neste final de semana. O primeiro compromisso dos skatistas com o circuito do STU Nacional ocorreu em Criciúma, no mês passado.