Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Armand Duplantis quebra novamente o recorde no salto com vara

Atleta sueco, de 20 anos, saltou 6,18m em Glasgow, na Escócia e bateu o recorde mundial. No sábado passado, ele já tinha alcançado a marca de 6,17m, em Turon, na Polônia

Sueco, de apenas 20 anos, bate novamente o recorde mundial do salto com vara (Reprodução Instagram)
Escrito por

Neste sábado, em Glasgow, na Escócia, o sueco Armand Duplantis, de 20 anos, quebrou novamente o recorde mundial do salto com vara. O atleta bateu a marca de 6,18m, no Meeting Indoor de atletismo, em sua primeira tentativa. Na semana anterior, ele havia alcançado o feito de 6,17m, quebrando a marca do francês Renaud Lavillenie, que era 6,16m, de 2014, no Meeting de Torun, na Polônia. 

Durante as apresentações, Duplantis iniciou a disputa com o sarrafo a 5,50m e seguiu para marca de 5,75m, em sua segunda tentativa. Dando sequência as suas exibições, ele acertou o primeiro salto a 5,84m e seguiu para a altura de 6 metros.

Para tentar bater novamente o recorde, o atleta pediu para que o sarrafo subisse um centímetro acima do recorde estabelecido por ele e conseguiu o feito, impressionando o mundo do esporte. Desde 1985, apenas três atletas detiveram o recorde mundial do salto com vara: o ucraniano Serguei Bubka, Renaud Lavillenie e agora Armand Duplantis.

- A pista estava bem veloz, então foi um ótimo primeiro salto. Estava uma energia ótima na arena o que me ajudou na hora. Eu definitivamente vou sempre me lembrar deste lugar! - comentou em entrevista para federação britânica de atletismo após a conquista.

O atleta sueco é uma das maiores revelações do atletismo mundial. Ele começou a se destacar no mundial em 2015, quando foi campeão sub-18 da competição, com apenas 15 anos. Em 2017, Armando quebrou o recorde mundial sub-20 ao saltar 5,90m e conquistou o título europeu da categoria.

Em 2018,  ultrapassou a barreira dos 6,00m e entrou de vez para o hall de grandes nomes da modalidade. Já no Mundial de 2019, ele conquistou a prata, perdendo no critério de desempate para o americano Sam Kendricks. O atleta não disputou os Jogos do Rio, em 2016, mas já tem vaga assegurada para Tóquio e será uma das atrações dos Jogos Olímpicos.

Fenômeno do salto desde criança, o atleta bateu o seu primeiro recorde já nesta época, quando saltou 2,33. Ele é filho de Greg, um ex-atleta de salto com vara que hoje atua como treinador do filho. Duplantis é americano de nascimento, mas optou, aos 7 anos de idade , por defender o país da mãe, Helena, que foi heptatleta e jogadora de vôlei.