Avatar
Lance!
Belo Horizonte (MG)
Dia 14/04/2023
17:36
Compartilhar

A etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike, que comemora nesta semana 20 anos, tem tudo para ser, de fato, um momento histórico. Se depender da quantidade de participantes, isso já é uma certeza. São 1.361 ciclistas inscritos, totalizando cerca de 1.800 inscrições realizadas para o evento (isso porque mais de 200 atletas competem duas ou três corridas no evento), um recorde histórico da prova mais tradicional do mountain bike latino-americano. Todas essas informações estão disponíveis no site de inscrições da prova (Ticket Sports).

A competição tem início oficial na sexta-feira (14) e segue até domingo (16), reunindo destaques nacionais e internacionais. Nos três dias haverá transmissão ao vivo da CIMTB: na sexta e sábado (15) todas as provas serão transmitidas no Instagram (http://www.instagram.com/cimtb). Já no domingo, enquanto a primeira bateria do dia terá flashes no Instagram @cimtb, as largadas das 10h, 12h e 14h, serão transmitidas no GE Triângulo (https://ge.globo.com/mg/triangulo-mineiro/) e no YouTube da CIMTB (https://www.youtube.com/user/cimtb).

Dentro das pistas, atletas de muito peso internacional estarão competindo durante três dias, em provas que somam importantes pontos nos rankings olímpico e mundial. Assim, quem quer estar nas Olimpíadas de Paris 2024, precisa performar bem em Araxá, que é a prova nacional que mais oferta pontos nos dois rankings da UCI (União Ciclística Internacional), um total de 170 pontos aos campeões das elites após três corridas: o Short Track (XCC) de sexta-feira, o Cross Country Olímpico de sábado e o XCO Hors Class (HC) do domingo.

Entre os brasileiros, estão confirmados Raiza Goulão, Isabella Lacerda, Karen Olimpio, Hercilia Najara, Letícia Cândido, Henrique Avancini, José Gabriel Marques, Luiz Cocuzzi, Guilher Muller, Nicolas Machado, Ulan Galinski, entre outros. Do exterior, candidatos também a altura na busca pelas vitórias: entre as mulheres, as argentinas Agustina Apaza, Ines Gutierrez, Pilar Adoue, a chilena Pilar Corvalan, a colombiana Yosiana Quintero e a equatoriana Michela Molina; entre os homens, são favoritos o argentino Catriel Soto, o chileno Martin Vidaurre, os colombianos Jhonnatan Botero, Juan Monroy, Jerónimo Botero, e o mexicano Gerardo Ulloa.

Atletas já estão em Araxá

Algumas das principais equipes já estão em Araxá, treinando para a prova. Os ciclistas da seleção argentina foram os primeiros a chegarem no município, sendo que alguns deles já rodam no circuito desde segunda-feira (10). "Voltar aqui é sempre uma alegria. Poder estar aqui em uma data mais. Para mim é a melhor corrida da América Latina", destacou Agustina Apaza.

-Não estive aqui no ano passado e este ano encontrei uma pista muito diferente. O traçado se parece com a Copa do Mundo (do Brasil, em Petrópolis) do ano passado. Uma pista muito exigente, porém muito divertida. Estou contente e preparada, sabendo que a pista vai ser uma das exigências, enquanto a outra será o ritmo de competição das mulheres. As brasileiras estão muito fortes- completou Agustina

Entre os brasileiros que já treinaram no circuito, destaque para o atual bicampeão da Copa Internacional de Mountain Bike, o mineiro José Gabriel, e o atleta da cidade vizinha de Patrocínio, Nicolas Machado. "Fiz meu primeiro reconhecimento do circuito na manhã desta quarta-feira (12). Ele não mudou muito em relação a 2022, porém as condições climáticas deste ano estão totalmente diferentes. A pista está um show", comentou José Gabriel. "Serão comemorados os 20 anos da etapa, em uma pista que está sensacional. O público vai comparecer em peso, ou seja, vai ser um show para todos", contou Nicolas.

Programação das provas na etapa

A partir de sexta-feira (14), tem-se o início das mais de 50 largadas para 46 categorias da CIMTB, durante os três dias de evento. O primeiro dia de provas é marcado pelas baterias do Short Track (XCC). Enquanto as categorias promocionais têm início às 14h, a super elite feminina vai à pista às 15h30 e a super elite masculina logo em seguida, às 16h30. Os treinos oficiais acontecem das 10h às 16h neste dia, para Maratona, XCC e XCO.

Já no sábado (15), mais três baterias. A primeira delas às 8h20, com as disputas das E-Bikes. Às 10h20 acontece a segunda disputa para as super elites, com o Cross Country Olímpico (XCO) classe 1. A última largada do dia tem início às 14h, para a Maratona, em suas 15 categorias. O treino livre do XCO é das 12h30 às 17h, porém sem ser permitida a utilização do trecho da Maratona.

No domingo, 22 categorias largam para encerrar a programação de dentro das pistas em grande estilo, com baterias às 8h (Masculinas – Sub17, Sub15, ULTRA, Sub55, Sub60, Sub65, Over65, Sub12), 10h (Masculinas – Sub30, Sub35, Sub40, Sub45 e Sub50), 12h (Femininas – Super Elite, UCI Junior Series, Sub17, Sub15, Sub40, Sub50, Over50, Sub12) e 14h (Masculinas – Super Elite e UCI Junior Series).


Programação de transmissão ao vivo

Sexta-feira - 14/04/2023
14h - Baterias promocionais do XCC - Instagram @CIMTB
15h30 - Super Elite Feminina no XCC - Instagram @CIMTB
16h30 - Super Elite Masculina no XCC - Instagram @CIMTB

Sábado - 15/04/2023
8h20 - Largada e chegada das Baterias do E-Bike - Instagram @CIMTB
10h20 - Super Elite Feminina e Masculina no XCO - Instagram @CIMTB
14h - Largada da Maratona - Instagram @CIMTB

Domingo - 16/04/2023
8h00 - Baterias 1 do dia - Instagram @CIMTB
10h - Bateria 2 do dia - GloboEsporte.com e YouTube CIMTB
12h - GloboEsporte.com e YouTube CIMTB
14h - GloboEsporte.com e YouTube CIMTB

Siga o Lance! no Google News