Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após ser suspenso por doping, Gabriel Santos é inocentado e disputará seletiva para as Olimpíadas

Corte Arbitral do Esporte (CAS) definiu que a contaminação do nadador pela substância Clostebol não foi intencional. O atleta, de 23 anos, poderá retornar às suas atividades

Gabriel Santos, do Pinheiros, foi absolvido e poderá disputar a Seletiva para as Olimpíadas 2020 (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)
Escrito por

Nesta sexta-feira, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) divulgou um comunicado anulando a decisão da Federação Internacional de Natação (FINA) sobre a suspensão do atleta Gabriel Santos. Com isso, o nadador brasileiro está liberado para retornar às suas atividades e tentar uma vaga nos jogos Olímpicos de Tóquio. A Seletiva Olímpica de Natação será realizada entre os dias 20 e 25 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk.  

De acordo com o tribunal, Gabriel não teve culpa ou negligência ao ingerir Clostebol, apontada em seu exame de 20 maio de 2019. A substância é um anabólico sintético e foi, por exemplo, o que ocasionou o doping de Maurren Maggi em 2003. Cinco anos depois, Maggi deu a volta por cima e foi campeã Olímpica. 

- O painel do CAS de forma unânime entendeu que, nas circunstâncias deste caso, nenhuma irregularidade ou negligência poderiam ser atribuídas ao atleta  - parte da nota divulgada pela Corte Arbitral do Esporte à imprensa.

Segundo a argumentação da defesa do atleta, ele não teve culpa no caso e a contaminação aconteceu devido ao uso de uma toalha com traços da substância. Ela estava presente em um produto para a barba utilizado por seu irmão. Em entrevista ao site 'Uol', o advogado do atleta do Pinheiros, Bichara Neto, explicou o caso e alegou que a justiça foi feita com a absolvição de Gabriel. 

- O tribunal entendeu que ele não concorreu com qualquer grau de culpa, e em razão disto nenhum período de suspensão deveria ser aplicado. Saímos com a sensação de dever cumprido e de que a justiça foi feita ao Gabriel - , comentou o advogado do nadador.

Principais Conquistas

O atleta conquistou a medalha  de prata no Mundial de Budapeste em 2017 e ouro no Pan-Pacífico de 2018. Além disso, o nadador conquistou seis títulos nacionais seguidos nos 100m e foi peça chave no revezamento 4×100.

Em 2017, no Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste (Hungria), ele foi um dos membros da equipe que conquistou a histórica medalha de prata no revezamento 4x100m livre e em 2019, também no revezamento, conquistou a medalha de ouro no Pan-Pacífico de Tóquio, com uma marca que deu ao Brasil a primeira posição do ranking mundial na época.

Ano passado, ele não pôde disputar o Campeonato Mundial de Gwangju e dos Jogos Pan-Americanos de Lima por conta da suspensão.