O primeiro “Rising Star” do basquete brasileiro foi realizado ao longo do último sábado, em uma iniciativa da Universo, Universidade Salgado de Oliveira, junto ao Esporte Clube Vitória, com o objetivo de selecionar um garoto baiano para compor e fechar o elenco do Universo/Vitória para a temporada 2017/2018 do NBB. Após uma manhã de apresentações e de entrega de documentos, os 100 participantes inscritos seguiram para o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. Lá realizaram a parte prática da seleção. O Rising Star escolhido foi o garoto Marcelo Roque Conceição Rocha Filho, de 21 anos, morador de Caminho de Areia, na Ribeira, Cidade Baixa.
A “Constelação de Leão”, apelido dado aos atletas do basquete rubro-negro, se apresentou no dia 1º de agosto no Barradão para a realização dos exames iniciais, e no fim de semana seguinte, o Universo/Vitória abriu inscrições para esta seletiva baiana que contemplaria um garoto com uma bolsa de estudos integral de EAD (Educação à Distância) na Universo e uma vaga no time que faturou o 3º lugar na temporada passada do NBB.
Cem garotos se inscreveram e a seleção durou toda a tarde do último sábado com triagens realizadas em jogos entre times formados com grupos de 10 em 10, até que se anunciasse o rising star após a última partida. A missão ficou a cargo do atleta Arthur Belchor, um dos atletas que tiveram seus contratos renovados para disputar o NBB 10.
Marcelo é um garoto simples da Cidade Baixa, no limite da idade para participar, que se inscreveu graças a um amigo que considera um pai.
- Tudo que alcancei hoje, eu tenho que agradecer a Tiago Botelho porque ele sempre me apoiou, sempre me ajudou em tudo. Em todas as minhas conquistas, ele sempre estava ao meu lado, e esse mérito, eu devo a ele. Deus no céu e ele na terra. A minha família também teve muita importância - agradece Marcelo.
Marcelo já vinha treinando há um tempo, graças a amigos e parceiros que o incentivavam e apoiavam, e quando decidiu topar o desafio, pensou:
- Cara, 100 pessoas, 100 caras, com a mesma vontade que eu, e só um passa. Então, eu vou dar o meu melhor”. E deu! “Eu estou realizando um sonho de criança. O menino cresceu, virou adulto e quer realizar o sonho - comentou o rising star, que ainda teve o prazer de conhecer alguns jogadores e a comissão técnica, com os quais conviverá daqui por diante.
Além de ganhar um contrato com o Universo/Vitória para a temporada 17/18, Marcelo Rocha Filho ganhou também uma bolsa de estudos para um dos cursos EAD da Universo. E escolheu o curso de Educação Física.
E o trabalho já começou nesta segunda-feira. Marcelo treinou pela manhã, e à tarde foi submetido a exames médicos para seguir a preparação para integrar o time nas competições. Este ano, o Universo/Vitória disputa também o Campeonato Baiano, previsto para começar ainda em agosto.
Dia 07/08/2017 19:04