Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após participar do Pan, fisiculturismo quer chegar às Olimpíadas

Dirigente brasileira acredita que entrada no programa olímpico é questão de tempo

Destaques do fisiculturismo nacional (Divulgação)
Escrito por

Depois da entrada do skate, do surfe, do caratê, da escalada e do beisebol no programa olímpico de Tóquio-2020, agora é a vez do fisiculturismo tentar a inclusão em futuras edições.

O culto ao corpo perfeito nasceu na antiga Grécia, virou esporte na década de 40, se popularizou na era Arnold Schwarzenneger e finalmente deu um grande passo para virar olímpico ao fazer parte dos Jogos Pan-Americanos, em Lima, no Peru, no mês passado.

E o crescimento se deve demais ao astro de Hollywood, vencedor sete vezes do Mister Olympia. Dali Schwarzenneger virou celebridade e ganhos as telas do cinema. Atualmente, a Feira Arnold Classic Brasil, com ele como padrinho, é realizada anualmente. Ela é maior do segmento, conta com cerca de 150 expositores, na sua maioria empresas de suplementos alimentares, recebe em torno de 80 mil visitantes e movimenta R$ 100 milhões por edição.

No último sábado aconteceu, no Rio de Janeiro, o King and Queen, campeonato de fisiculturismo organizado pela IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo) Rio. Débora Carvalho Sarinho, presidente da entidade, diz que o esporte apresenta um crescimento constante, está espalhado por quase todos os países do mundo e a entrada nas Olimpíadas é uma questão de tempo.

- Os Jogos Pan-Americanos são a porta de entrada das Olimpíadas. Os atletas que participaram foram testados pela Wada (Agência Mundial Antidoping) para provarem o jogo limpo. Além disso, demonstraram o esporte em sua essência, como o mesmo é julgado, como é organizado, mostrando aos responsáveis dos Jogos Olímpicos. Então é uma questão de análise, mas em breve teremos excelentes notícias - garante Débora.

A IFBB está presente em 199 países. No Brasil, tem representatividade em 18 estados. Os destaques da competição de sábado foram os atletas Igor Barbosa, na categoria Men’s Physiqye, e Victoria Neves, na categoria Wellness.