Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após dispensas, Barbosa convoca cinco novas atletas para evento-teste

Comandante da Seleção Brasileira feminina de basquete precisou mudar a lista de convocadas por conta da crise entre a CBB e os clubes da Liga Feminina

Carina Felippus e Palmira Marçal defendem o Sampaio Basquete (Foto: Divulgação/CBB)
Escrito por

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou na tarde desde terça-feira a convocação de cinco atletas para o evento-teste para os Jogos Olímpicos, de 15 a 17 de janeiro, no Rio de Janeiro. Elas vão substituir as sete jogadoras que pediram dispensa por conta da crise entre a entidade nacional e os clubes que disputam a Liga Feminina de Basquete (LBF). A apresentação será nesta quarta, em São Paulo, e o técnico Antonio Carlos Barbosa deve chamar mais duas brasileiras para fechar a lista.

Foram chamadas: as alas-armadoras Anna Beatriz Oliveira (Basquete Jaraguá-SC) e Carina dos Santos Martins (Sampaio Basquete), as alas Palmira Marçal (Sampaio Basquete) Mariane Carvalho (ADC Bradesco-SP) e a pivô Carina Felippus (Sampaio Basquete).

Na última segunda-feira, a CBB já tinha recebido as cartas de dispensa de: Adrianinha, Tainá e Tatiane (América-PE), Gilmara e Joice (Corinthians Americana) e Jaqueline e Tássia (Santo André). Todas alegaram problemas pessoais. A entidade chegou até a divulgar o comunicado enviado por cada jogadora.
Entre as 12 atletas convocadas inicialmente para o evento-teste, somente quatro vão se apresentar: Isabela Ramona, Iziane e Karina Jacob, do Sampaio Basquete, e Érika, que está na Turquia.

Desde o fim do ano passado, alguns clubes da LBF passaram a criticar a CBB e cobrar mudanças na entidade alegando um descaso com o basquete feminino. Por conta disso, eles garantiram que não liberariam suas jogadoras para o evento-teste da Rio-2016, já que não se trata de uma competição da Federação Internacional de Basquete (Fiba).