Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Agência Mundial Antidoping realiza vistoria no Brasil

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) está suspensa pela entidade internacional desde novembro de 2016

A ABCD está suspensa desde novembro do ano passado (Foto: Divulgação)
Escrito por

Segundo e Folha de S. Paulo, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) recebeu, nesta semana, em Brasília, uma auditoria da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês). Três oficiais da organização internacional verificarão a aplicação dos padrões técnicos internacionais previstos no Código Mundial Antidoping. A ABCD está descredenciada da Wada desde novembro do ano passado por não estar cumprindo o código mundial.

Este procedimento só havia sido executado na Rússia, devido aos recentes escândalos envolvendo o doping, e o Quênia. A federação russa de atletismo esta descredenciada da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) desde o final de 2015 e foi banida da Rio-2016.

Além de verificar se o código mundial está sendo respeitado, os representantes também analisarão se a ABCD cumpre com todas as recomendações e padrões em áreas de gestão de resultados e procedimentos técnicos. A Wada busca descobrir se as normas de testes e investigações seguem os padrões internacionais.

Outra preocupação está relacionada a concessão de Autorizações de Uso Terapêutico. Este documento permite que atletas consumam, mediante a prescrição médica, substâncias proibidas presentes na lista da Wada. 

A comitiva da agência mundial deve permanecer em solo brasileiro durante uma semana. Também serão realizadas entrevistas indivuduais com funcionários das áreas operacionais,

Com o fim da conferência, a Wada fará recomendações ao conselho da entidade a respeito da conformidade da ABCD, que tentar voltar a ser credenciada pela organização internacional.