Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em retorno da ‘Ilha da Luta’, UFC 253 tem duas disputas de cinturão

Na luta principal, o campeão Israel Adesanya defende seu cinturão peso-médio diante do brasileiro Paulo Borrachinha, em duelo cercado de muita rivalidade

Adesanya e Borrachinha disputam cinturão peso-médio neste sábado (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/Getty Images)
Escrito por

Após o sucesso com eventos realizados no mês de julho, o Ultimate retorna à Ilha da Luta, em Abu Dhabi, neste sábado (26), com a realização do UFC 253. O card, que promete grandes emoções, contará com duas disputas de título. Na luta principal, o campeão Israel Adesanya defende seu cinturão peso-médio diante do brasileiro Paulo Borrachinha, em duelo cercado de muita rivalidade. No co-main event, Dominick Reyes e Jan Blachowicz disputam o título meio-pesado, que está vago desde que Jon Jones abriu mão da cinta.

O evento desta noite contará ainda com outros três brasileiros em ação. No card principal, Ketlen Vieira vai encarar a americana Sijara Eubanks em duelo válido pelo peso-galo, enquanto no card preliminar, Alex “Leko” enfrenta Brad Riddell no peso-leve e o meio-pesado Danilo Marques vai fazer sua estreia no UFC, tendo pela frente o russo Khadis Ibragimov.

Borrachinha enfrenta Adesanya pelo cinturão

O UFC 253 deste sábado pode garantir um novo cinturão ao Brasil. Na luta principal da noite, o campeão peso-médio Israel Adesanya (19-0-0) defende seu título contra o brasileiro Paulo Borrachinha (13-0-0). O confronto entre os dois, invictos no MMA, vem sendo muito esperado por fãs e crítica, e até o presidente do UFC, Dana White, já declarou que vê a luta como possível candidata a melhor do ano.

O nigeriano Israel Adesanya conquistou o cinturão peso-médio em outubro do ano passado, quando nocauteou o então campeão Robert Whittaker. Em março, o defendeu pela primeira vez contra Yoel Romero e venceu por decisão unânime. O cubano Romero foi também o último adversário do brasileiro Borrachinha, que o derrotou em agosto de 2019. Antes disso, o mineiro acumulava quatro nocautes em quatro lutas pelo UFC.

Reyes e Blachowicz disputam título vago

O UFC desta noite também vai coroar um novo campeão na divisão peso-meio-pesado. Dominick Reyes (12-1-0) e Jan Blachowicz (26-8-0) se enfrentam para definir quem será o novo dono do cinturão, que pertencia a Jon Jones, que abriu mão do mesmo em agosto.

Reyes, líder do ranking da divisão até 93kg, entra no octógono mais uma vez para disputar o título da categoria. Em sua última luta, em fevereiro, foi derrotado por Jones por decisão unânime. Antes disso, estava invicto na carreira e somava quatro vitórias em menos de um minuto. O seu adversário, o polonês Jan Blachowicz, é o atual número três dos meio-pesados e vem de três vitórias seguidas sobre Luke Rockhold, Ronaldo Jacaré e Corey Anderson.

Outros três brasileiros em ação

Além de Borrachinha, outros três brasileiros estarão em ação na volta à Ilha da Luta. A peso-galo Ketlen Vieira entra no octógono para retomar a caminhada rumo ao cinturão. Depois de uma sequência de quatro vitórias, a brasileira foi superada pela mexicana Irene Aldana em dezembro. Neste sábado, a brasileira, sétima da divisão, enfrenta a americana Sijara Eubanks (7-4-0), que vem de duas vitórias seguidas.

Pela divisão peso-leve, o brasileiro Alex “Leko” da Silva (21-2-0) fecha o card preliminar da noite contra o americano Brad Riddell (8-1-0). O catarinense Leko tem 1-1 no UFC e, em sua última luta, derrotou o mexicano Rodrigo Vargas, enquanto Riddell vem de triunfo sobre Magomed Mustafaev.

O estreante Danilo Marques (9-2-0) completa o time de brasileiros. Parceiro de treinos de Fabricio Werdum, em Los Angeles, e de Demian Maia, em São Paulo, o meio-pesado tem nove vitórias e duas derrotas na carreira. Seu oponente será o russo Khadis Ibragimov (8-3-0) que não vive um bom momento na organização, com três derrotas em três lutas.

CARD COMPLETO:

UFC 253
Ilha da Luta, em Abu Dhabi (EAU)
Sábado, 26 de setembro de 2020

Card principal (23h, horário de Brasília)
Peso-médio: Israel Adesanya x Paulo Borrachinha
Peso-meio-pesado: Dominick Reyes x Jan Blachowicz
Peso-mosca: Kai Kara-France x Brandon Royval
Peso-galo: Ketlen Vieira x Sijara Eubanks
Peso-pena: Hakeem Dawodu x Zubaira Tukhugov

Card preliminar (20h, horário de Brasília)
Peso-leve: Brad Riddell x Alex Leko
Peso-meio-médio: Diego Sanchez x Jake Matthews
Peso-pena: Shane Young x Ludovit Klein
Peso-meio-pesado: William Knight x Aleksa Camur
Peso-pesado: Juan Espino x Jeff Hughes
Peso-meio-pesado: Khadis Ibragimov x Danilo Marques