Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Entusiasta do esporte como ferramenta social, empresário destaca a importância do patrocínio a atletas e eventos

Ricardo Bonfim, proprietário da Bravo QA, patrocinou evento de MMA e pretende retomar investimento no esporte<br>

Eventos no Brasil se mantêm graças aos patrocinadores (Foto: Julio Bonfim)
Escrito por

O patrocínio é uma parte fundamental na engrenagem que faz o esporte girar. No mundo da luta não é diferente. Graças a marcas que investem em atletas e eventos, é possível mudar vidas e até mesmo a sociedade. Não são poucos os lutadores que saíram das periferias brasileiras para ganharem o mundo e se tornaram exemplos em suas comunidades. Muitos deles, inclusive, implementam projetos sociais para retribuir as oportunidades que receberam.

Empresa do ramo da decoração, a Bravo QA patrocinou quase todas as edições do Future FC MMA, evento brasileiro que entre 2019 e 2021 revelou diversos atletas para o cenário internacional, incluindo o UFC. De acordo com o proprietário da marca, Ricardo Bonfim, o objetivo do suporte dado à companhia sempre foi muito além do resultado esportivo: a ideia sempre foi possibilitar a criação de oportunidades através do esporte.

“Patrocinar eventos esportivos vai além da compreensão humana, pois você não enxerga apenas o evento, a gente pensa nas crianças que podem ver no esporte um caminho. Quando tem um patrocinador que incentiva e faz isso, é gratificante. Isso deveria ser obrigação dos políticos, mas sobrou na conta dos empresários que gostam de ver as pessoas felizes de alguma forma”, destacou o empresário.

“Patrocinar o Future MMA foi muito importante, pois me deu a clareza de que existem pessoas que vivem do esporte e que amam o que fazem, e é o mesmo sentimento que sinto quando vou trabalhar na minha empresa. Eu amo o que faço”, completou o dono da Bravo QA.

Devido à pandemia, os eventos de MMA no Brasil precisaram interromper suas operações, incluindo o próprio Future FC MMA. Entretanto, desde o primeiro semestre deste ano, o cenário vem voltando à normalidade. Com isso, Ricardo Bonfim projeta novos investimentos em atletas e eventos.

“Não tenho dúvida que 2023 vem com tudo. Vamos voltar a patrocinar eventos de esporte que sejam lícitos, organizados e que sejam impactantes na vida das pessoas. Infelizmente ainda existem promotores de evento que não têm responsabilidade com o atleta, com o público, com ninguém, e isso, querendo ou não, afasta os empresários", atenta.

"Mas em 2023 eu planejo apoiar um lutador que tenha uma história muito parecida com a minha, de guerreiro, de acreditar em si mesmo; depois, patrocinar um evento maior, que atinja mais pessoas”, complementa o entusiasta do esporte.