Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Santos
escudo default
2
1
escudo default
Defensa y Justicia 

De virada, Santos vence e fecha fase de grupos da Libertadores invicto

Triunfo com gol de Marcos Leonardo nos acréscimos deixa clube na briga para ser líder na classificação geral; com derrota, Defensa y Justicia está eliminado da competição

Marcos Leonardo comemora o gol da vitória santista na Vila Belmiro (Foto: AFP)
Escrito por

O Santos bateu o Defensa y Justicia (ARG) por 2 a 1, de virada, nesta terça-feira (20), na Vila Belmiro, pela última rodada do Grupo G da Libertadores. Com o resultado, o Alvinegro passa a ter a melhor campanha da primeira fase da competição continental e terminará a etapa nessa condição se o Palmeiras não vencer o Tigre (ARG), às 21h30 desta quarta-feira (21), no Allianz Parque, pelo Grupo B. Com a derrota, a equipe argentina está eliminada do torneio.  

O Defensa abriu o placar do confronto com Romero, aos seis minutos do segundo tempo. O Peixe empatou com Lucas Braga, aos 32, e virou com Marcos Leonardo, aos 47. Ambos marcaram pela primeira vez em Libertadores - Braga ainda tinha feito nenhum com a camisa santista.

PEIXE COMEÇA MELHOR

A partida foi bastante equilibrada no primeiro tempo, mas o Peixe chegou com perigo mais vezes que os argentinos. Kaio Jorge desperdiçou oportunidade logo no início, após boa construção de Soteldo e Arthur Gomes. O centroavante se antecipou à marcação na entrada da pequena área, mas concluiu pra fora.

O Defensa y Justicia respondeu rapidamente, mas não chegou a ameaçar de fato a meta de João Paulo. O Peixe, por sua vez, marcava em cima, com transições rápidas ao ataque, mas os atletas falhavam na definição das jogadas.

DEFENSA ACORDOU

Se a primeira metade da etapa inicial foi santista, o Defensa y Justicia cresceu na sequência, tirando proveito da frouxa marcação do Peixe. Em situações como essa, os argentinos avançaram como liberdade e arriscaram de fora da área, forma com que construíram suas melhores oportunidades.

Braian Romero, Isnaldo e Pizzini foram os responsáveis pelas principais chegadas do Defensa y Justicia nos primeiros 45 minutos.

ARGENTINOS VOLTAM COM TUDO

Necessitando da vitória para avançar às oitavas de final da Conmebol Libertadores, o Defensa y Justicia foi pra cima logo nos primeiro minutos na etapa final e, logo aos seis minutos, a equipe argentina abriu o placar, em uma grande jogada de Frías, que passou como quis pela marcação santista pelo lado direito, soltou para Pizzini, que cruzou para Braian Romero ganhar nas costas da marcação e abrir o placar.

KAIO JORGE ABUSA DE PERDER GOLS

O Peixe não conseguiu responder à altura após sofrer o gol. O time caiu muito na etapa final, teve dificuldades de criação, com Diego Pituca muitas vezes sendo o responsável por isso, e quando chegava Kaio Jorge abusou de perder gols. Em toda a partida foram pelo menos três grandes chances desperdiçadas, e ainda que fosse muito importante marcando a saída de bola do Defensa y Justicia, caindo pelas laterais e levando consigo a marcação, o jogador foi muito mal no quesito definição.

DEFENSA DESLIGA, E SANTOS EMPATA

Na metade final do jogo, o Defensa y Justicia baixou suas linhas e cedeu espaços ao Peixe, que não conseguia criar. Em sua primeira descida pelo lado direito, Pará cruzou para a entrada da grande área, Lucas Braga desviou de cabeça e fez goleiro Unsain espalmar. No rebote, Wagner Leonardo cruzou por baixo e Braga, com o gol vazio, empatou o jogo.

SANTOS VIRA NO FINAL

Aos 47 minutos do segundo tempo, o Santos disparou em um contra-ataque e a bola foi cruzada rasante para o garoto Marcos Leonardo, que havia acabado de entrar. Ele empurrou para o gol vazio e garantir a vitória.

Assim como na primeira rodada, no dia 3 de março, em Buenos Aires, o Peixe virou a partida com os seus gols saindo de atletas que nunca haviam anotado na competição sul-americana.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 DEFENSA Y JUSTICIA (ARG)

Estádio:
Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/Horário: 20 de outubro 2020, às 19h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Leodan González (URU)
Assistentes: Richard Trinidad (URU) e Nicolás Taran (URU)
Renda/Público: Portões fechados
Gols: 0-1 Braian Romer (6'/2T); 1-1 Lucas Braga (32'/2T); 2-1 Marcos Leonardo (47'/2T)
Cartões amarelos: Jobson, Diego Pituca, Lucas Braga e Wagner Leonardo (Santos)Braian Romero e David Martínez (Defensa y Justicia)
Cartão vermelho: -

SANTOS:
João Paulo; Pará (Marcos Leonardo, 37'/2T), Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan (Wagner Leonardo, 28'/2T); Jobson (Sandry, 11'/2T), Diego Pituca e Jean Mota (Lucas Lourenço, intervalo); Arthur Gomes (Lucas Braga, 11'/2T), Kaio Jorge e Soteldo. Técnico: Cuca. 

DEFENSA Y JUSTICIA (ARG): Unsain; Fráas, Paredez (Leguizamón, 41'/2T) e Martínez; Rius, Romero, Benítez e Fernández (Acevedo, 35'/2T); Isnaldo, Pizzini (Camacho, 23'/2T) e Hachen (Merentiel, 34'/2T). Técnico: Hernán Crespo.