Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Olimpia (PAR)
escudo default
2
3
escudo default
Santos

Santos vence Olimpia fora de casa e está classificado na Libertadores

Em jogo de duas viradas, Peixe bate equipe paraguaia em jogo de 'desencantos' e intervenções milagrosas do goleiro João Paulo

Sánchez voltou a marcar depois de quase oito meses (Foto: NORBERTO DUARTE / POOL / AFP)
Escrito por

O Santos está classificado às oitavas de final da Libertadores. No estádio Manuel Ferreira, em Assunção (PAR), o Peixe bateu o Olimpia por 3 a 2, pela quinta rodada da Conmebol Libertadores, nesta quinta-feira (01). O Alvinegro saiu na frente, sofreu a virada, empatou ainda na primeira etapa, mas garantiu o triunfo na etapa final. 

Sánchez, de pênalti, Marinho e Kaio Jorge anotaram os tentos santistas. Recalde, duas vezes, marcou para os paraguaios. 

O Santos chegou a 13 pontos, na ponta do grupo G. O Por sua vez, o Olimpia, na terceira colocação, estacionou nos cinco pontos. 

PÊNALTI NO INÍCIO DO JOGO

O Santos, em tese, ficou em situação confortável logo no início da partida. Precisando do resultado, o Olimpia foi pra cima nos primeiros minutos. No entanto, aos 14 minutos da etapa inicial, o lateral-direito Madson não desistiu em uma bola que cruzou toda a extensão da área, dividiu com o atacante Recalde e sofreu o pênalti.

Carlos Sánchez, que foi o artilheiro do Peixe em 2019, mas não balançava as redes desde o dia 10 de fevereiro, na vitória santista por 2 a 0 contra o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista, na Vila Belmiro, foi confiante, após a motivação passada por Marinho, e bateu no cando direito do goleiro Azcona, que caiu para a esquerda.

APAGÃO SANTISTA


O gol marcado no início do jogo, que, em tese, serviria para ajudar o Peixe, fez com que a equipe relaxasse demais. Os paraguaios se aproveitaram disso e partiram para cima do Alvinegro. Pressionando na marcação do meio-campo, o Olimpia aproveitava os sequentes erros de passes do Santos e os espaços dados pelo sistema defensivo santista, principalmente pelo lado direito, que alternou os laterais Madson e Pará compondo o setor.

E foi nas costas de Madson, que havia sofrido o pênalti, que a equipe anfitriã abriu o marcado, com Recalde, o mesmo atleta que havia cometido a penalidade em cima do próprio camisa 13 do Peixe. O atacante aproveitou um cruzamento vindo do lado direito de ataque, passou pelas costas do lateraldo Peixe e subiu para empatar o jogo.

Onze minutos depois, o Olimpia virou a partida em novo espaço dado pelo lado direito. Dessa vez pelo chão, Recalde aproveitou o buraco deixado por Pará na zaga, se antecipou e marcou o segundo gols dos paraguaios.

No entanto, antes de sofrer a virada, o Peixe já havia deixado os paraguaios chegarem a sua meta em, pelo menos, duas oportunidades. Uma com um chute na entrada da área pra fora e em outra que João Paulo fez uma boa defesa em um mano a mano com Pitta.

ESTRELA DE MARINHO

Após apagar, o Santos precisava acender, no entanto, não se encontrava. Porém, o Peixe conta com um atacante iluminado, e não só nesta noite. Aos 40 minutos do primeiro tempo, o Alvinegro sofreu falta pelo lado direito, para ser alçada na área. Marinho bateu cruzado, o goleiro Azcona aceitou e o primeiro tempo terminou 2 a 2.

KAIO JORGE DESENCANTA

Assim como Sánchez, Kaio Jorge também desencantou. Após marcar o gol da vitória na virada por 2 a 1 contra o Defensa y Justicia (ARG), no dia 03 de março, pela primeira rodada do grupo G da Libertadores, na Argentina, o garoto de 19 anos nunca mais tinha ido às redes. Contudo, vinha fazendo partidas muito obedientes taticamente, auxiliando na marcação alta, voltando para buscar jogo e se apresentando quando a bola chegava, mas sendo vítima da falta de criatividade do meio-campo santista, que também não vem de hoje.

Contudo, aos 13 minutos do segundo tempo, Marinho fez bom levantamento para a área, encontrou Carlos Sánchez que serviu Kaio, com o gol praticamente vazio, para balançar às redes, com tempo, inclusive, de dominar e tirar do goleiro Azcona, que já estava caído.

JOÃO PAULO III

As grandes atuações jogo a jogo do goleiro do Santos deu a ele o apelido perante a torcida de João Paulo III, em alusão aos seus milagres debaixo da trave. E contra o Olimpia, o arqueiro teve mais uma atuação de destaque.

Se no primeiro tempo já havia feito uma grande intervenção em uma finalização de Pitta, quando o Santos mais precisou dele, foi ali que apareceu. Jogando a sua vida na Libertadores, o Olimpia foi para cima e João Paulo fez pelo menos mais quatro defesas difíceis.

OLIMPIA 2 X 3 SANTOS
FICHA TÉCNICA


Estádio: Manuel Ferreira, Assunção (PAR)
Data/Horário: 01 de outubro 2020, às 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Martin Soppi (URU) e Carlos Barreiro (URU)
Renda/Público: Portões fechados
Gols: 0-1 Sánchez (14’/1T); 1-1 Recalde (22’/1T); 2-1 Recalde (33’/1T); 2-2 (40’/1T); 2-3 Kaio Jorge (13'/2T)
Cartões amarelos: Recalde (Olimpia); Alex Nascimento, Raniel e Jobson (Santos)
Cartão vermelho: 

OLIMPIA (PAR): Azcona; Benítez  (De La Cruz, 41'/2T), Leguizamón, Alcaraz e Arias; Domingo, Rojas, Alejandro Silva (Montenegro, 18'/2T), Recalde (Otalvaro, 41'/2T) e Camacho (Roque Santa Cruz, 18'/2T); Pitta (Jorge Rojas, 30'/2T). Técnico: Daniel Garneiro.

SANTOS: João Paulo; Madson, Pará, Alex Nascimento e Felipe Jonatan; Jobson (Ivonei, 27'/2T), Diego Pituca e Carlos Sànchez (Alison, 20'/2T); Marinho (Lucas Braga, 33'/2T), Kaio Jorge (Raniel, 33'/2T) e Soteldo Técnico: Cuca.