Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dois campeões nacionais no caminho: L! analisa o grupo do Santos

Santa Fe (COL) e Sporting Cristal (PER), atuais campeões de seus países, estão no Grupo 2 com o Peixe na Libertadores. Outro adversário vem da fase preliminar: confira!

(Foto: Marco Galvão)
Escrito por

O Santos conheceu seu grupo na Copa Libertadores de 2017 na noite desta quarta-feira, em sorteio realizado em Luque, no Paraguai. Cabeça-de-chave do Grupo 2, o Peixe já sabe que enfrentará os atuais campeões colombiano e peruano: Independiente Santa Fe (COL) e Sporting Cristal (PER). O outro adversário virá da preliminar: o vencedor de Universitario de Sucre (BOL) e Montevideo Wanderers (URU) na primeira fase pega o The Strongest (BOL) no início da segunda. Deste confronto, sai o rival de Cerro (URU) ou Unión Española (CHI) no segundo mata-mata da segunda fase, definindo assim a quarta equipe da chave que o LANCE! analisa abaixo:

INDEPENDIENTE SANTA FE (COL)
Cidade: Bogotá, capital do país (2.600m de altitude)
Títulos da Copa:
Número de finais:
Joga a Libertadores pela 11ª vez

(Foto: Miguel Schincariol)

"O Santa Fé, que neste ano foi eliminado dos torneios internacionais, teve de se adaptar a um novo elenco, totalmente distinto daquele que se viu no título da Copa Sul-Americana de 2015. Com o regresso do técnico argentino Gustavo Costas, que deixou o clube justamente após a conquista da Sul-Americana, retomou seu bom jogo e acabou se tornando o campeão nacional sem ser o favorito, mas passando com justiça à segunda fase da competição."
Por Santiago Bedoya, da "Rádio Caracol"

Time-base: Andres Castellanos; Héctor Urrego, William Tesillo, José Moya e Leyvin Balanta; Yeison Gordillo, Jonathan Gómez, Sebastián Salazar, Juan Daniel Roa e Humberto Osorio; Anderson Plata. Técnico: Gustavo Costas.

SPORTING CRISTAL (PER)
Cidade: Lima, capital do país (ao nível do mar)
Títulos da Copa:
Número de finais: 1
Joga a Libertadores pela 33ª vez

(Foto: EITAN ABRAMOVICH/AFP)

"O Sporting Cristal é o candidato peruano a chegar mais longe na Copa, pois foi o campeão do último Campeonato Peruano enfrentando o Melgar. O time acumulou 77 pontos durante o ano, uma campanha esplendida que realizaram sob a batuta do argentino Mariano Soso, que deixou o cargo nesta semana. Em seu lugar estará José Guillermo del Solar, peruano, que dirigirá o clube pela segunda vez. Já foi o comandante em 2005, quando foi campeão. Os resultados, porém, não o acompanharam e teve de deixar o cargo. No ano passado, o Sporting disputou a Libertadores, mas caiu na fase de grupos.

Diego Ifrán, que anotou cinco gols no último campeonato nacional, terá que levar a equipe nas costas depois da partida de Santiago Silva, artilheiro do time com 11 gols. O atacante uruguaio terá o apoio do experiente Carlos Lobatón, de 36 anos, para tentar alcançar êxito. Por fim, o Sporting Cristal está obrigado a reforçar seu elenco, ou esperar um excelente e árduo trabalho de “Chemo” del Solar, que terá um grupo muito diferente do que dirigiu há 11 anos."

Por Rodolfo Huamán, do "Diario Líbero (PER)

Time-base: Mauricio Viana; Renzo Revoredo, Renzo Garcés, Jorge Cazulo e Jair Céspedes; Pedro Aquino, Horacio Calcaterra, Carlos Lobatón, Édison Chávez e Ray Sandoval; Diego Ifrán. Técnico: José Guillermo del Solar.

POSSÍVEIS RIVAIS

UNIVERSITARIO DE SUCRE (BOL)
Cidade: Sucre, a 680km de La Paz (2.800m de altitude)
Títulos da Copa:
Número de finais:
Joga a Libertadores pela 3ª vez

(Foto: Reprodução/Facebook)

"É o mais modesto dos bolivianos que disputará a Libertadores. Está em crise econômica e esportiva. O diretor técnico Javier Vega, treinador boliviano, não tem figuras e recursos para poder armar um bom plantel. Tem muitas poucas chances de seguir no campeonato."
Por Rafael Angel Sempértegui Huarita, do "Diário La Razón"

Time base: Paolo Castro; Carlos Balsera, Federico Silvestre, Juan Rioja e Ronald Puma; Edwin Rivera e Alexis Bravo; Saulo Guerra, Aníbal Domenighini e Aldo Velasco; Mauricio Gómez. Técnico: Javier Vega

MONTEVIDEO WANDERERS (URU)
Cidade: Montevidéu
Títulos da Copa:
Número de finais:
Joga a Libertadores pela 8ª vez

Foto: Reprodução/Twitter

"O Montevideo Wanderers não contará com a presença de Gastón Machado, que se despediu da equipe após não chegar a um acordo financeiro quando fez uma grande campanha com o time, chegando em segundo lugar no Campeonato Uruguaio e chegando à última rodada ainda brigando pelo título.

Sem Machado, o Wanderers já pensa em um novo treinador visando à Libertadores, para tentar também suprir uma perda muito importante, a de seu arqueiro Leonardo Burián, que jogará no Jaguares, do México. Já Ignacio González, cujo contrato vence em 31 de dezembro, será contactado para renovar seu contrato para a disputa da Copa."

Por Rodrigo Ruiz, da "Rádio 1010"

Time base: Ignacio de Arruabarrena; Mauricio Gómez, Gaston Bueno, Emiliano Díaz e Martín Rivas; Santiago Martínez, Adrian Colombino, Matias Santos e Nacho González; Manuel Castro e Sergio Blanco. Técnico: Indefinido.

THE STRONGEST (BOL)
Cidade: La Paz, capital (3.600m de altitude)
Títulos da Copa:
Número de finais:
Joga a Libertadores pela 23ª vez

Foto: Reprodução/Pagina Siete

"Terceiro classificado à Copa Libertadores pelo país. O time de La Paz é, ao lado do Bolívar, um dos mais populares do futebol boliviano. Atualmente está brigando pelo título nacional. É uma equipe que, nos últimos cinco anos, sempre disputou títulos, tanto que ganhou quatro campeonatos. É um dos times populares na Libertadores. Tem bastante jogadores da seleção boliviana, como o goleiro Daniel Vaca, o volante Pablo Escobar, Alejandro Chumacera, que já defendeu o Sport Recife, e outros jogadores mais. O clube vai tratar de se reforçar da melhor maneira para tentar fazer uma boa temporada na Libertadores, porque quer chegar à fase de grupos."
Por Rafael Angel Sempértegui Huarita, do "Diário La Razón"

Time base: Daniel Vaca; Diego Bejarano, Luís Maldonado, Gabriel Valverde e Marvin Bejarano; Alejandro Chumacero, Raúl Castro, Diego Wayar e Wálter Veizaga; Pablo Escobar e Fabricio Pedrozo. Técnico: César Farías.

CERRO (URU)
Cidade: Montevidéu, capital do país
Títulos da Copa:
Número de finais:
Joga a Libertadores pela 3ª vez

(Foto: AFP PHOTO)

"O time vai estar trabalhando a partir de 26 de dezembro, pensando já na Copa Libertadores da América. Será o primeiro time uruguaio a estrear e, para isso, terá que ver como será armado o plantel, que até o momento não tem baixas, tampouco. contratações, apesar de que se fala da chegada de Jorge Campo Rodríguez, que estava no Tigre e já jogou na seleção. A comissão técnica já não terá Nito Puente, técnico na campanha da última temporada regular. Chegará Diego Alonso Barragán, treinador colombiano que também atua como preparador físico. Seu último time, o Bucaramanga de Colômbia, quase saiu campeão na segunda divisão profissional."
Por Rodrigo Ruiz, da "Rádio 1010"

Time base: Yonatan Irrazábal; Felipe Klein, Rodrigo Canosa, Angelo Pizzorno e Lucas Hernández; Andrés Barboza, Richard Pellejero, Pablo Caballero e Gonzalo Ramos; Maureen Franco e Ángel Luna. Técnico: Diego Barragán.

UNIÓN ESPAÑOLA (CHI)
Cidade: Santiago, capital do país
Títulos da Copa:
Número de finais: 1
Joga a Libertadores pela 12ª vez

Divulgação ANFP

"É dirigida pelo ex-atacante do Boca Juniors, Martín Palermo. Terminou em terceiro no último torneio chileno, depois de ter liderado boa parte da competição. É uma equipe que privilegia o bom trato da bola e tem como sua principal força a dupla ofensiva composta pelos argentinos Carlos Salom e Diego Churin, que monopolizam grande parte da produção goleadora da equipe. Outras figuras interessantes são o volante Pablo Galdames - talvez a peça mais importante das categorias de base do clube - e César Pinares, condutor da equipe e sobre quem descansa a geração ofensiva. A diretoria está buscando um defensor central, um volante ofensivo e um atacante de área para fortalecer sua estrutura, já que Adrián Scifo saiu e deixou uma vaga para estrangeiros. Outra das aspirações do clube é manter Palermo, que interessa a outros clubes, ainda que tenha manifestado a intenção de permanecer em Santa Laura. Assim como o Colo Colo, entra na Libertadores na segunda fase."
Por Christian González, do jornal "La Tercera"

Time-base: Sánchez; Currimilla, Ampuero, Domínguez, Berardo; Galdames, Seymour, Hernández; Pinares; Churín e Salom. Técnico: Martin Palermo.