Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Piquerez segue caminho de Viña e marca nome na história do Palmeiras como campeão da Libertadores

Em casa, lateral-esquerdo chegou ao Verdão durante a temporada para substituir companheiro da seleção uruguaia e repetiu o feito do atual jogador da Roma (ITA)

Joaquín Piquerez venceu a Libertadores 'em casa', no estádio Centenário (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras bateu o Flamengo na final da Libertadores e se sagrou campeão da América pela terceira vez em sua história, neste sábado (27). Um dos destaques da campanha foi o lateral-esquerdo Joaquín Piquerez, que seguiu os passos do também uruguaio Matías Viña, campeão continental pelo Alviverde em 2020, colocando seu nome de vez na história do clube. Para coroar a conquista, o ala teve a oportunidade de festejar em casa.

Anunciado no Verdão em agosto deste ano, 'Joaco' chegou a São Paulo ainda sob certa desconfiança, afinal a sombra deixada pelo compatriota era grande e o clube buscava uma peça de reposição que mantivesse o nível de atuação do ex-camisa 17.

O defensor foi contratado no mesmo período que Jorge e a expectativa era de que o brasileiro ficasse com a vaga de titular absoluto, muito pelo o que já tinha mostrado no futebol brasileiro em anos anteriores, chegando a ser convocado para a Seleção Brasileira. No entanto, com as boas atuações dentro de campo e com o camisa 6 enfrentando problemas físicos desde a sua chegada, Piquerez conquistou a confiança de Abel Ferreira e, consequentemente, a posição entre os 11 iniciais.

Pela Libertadores, o uruguaio fez seu jogo de estreia na vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, entrando nos minutos finais da partida das quartas de final. Nos dois duelos pela semifinal contra o Atlético-MG, contudo, foi quando o atleta teve maior destaque, sobretudo na partida volta, no Mineirão, participando do gol que garantiu a classificação à final.

Piquerez e Viña são figuras constantes nas convocações para a Seleção Uruguaia. Os jogadores disputaram a última Copa América juntos e foram a diversos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo, brigando pela posição de titular.