Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Grêmio não vê a cor da bola e é derrotado pelo Toluca no México

Gremistas jogaram com um a mais desde os 35 minutos do 1º tempo e ainda assim levaram nó tático dos mexicanos, que fazem 2 a 0 e largam na frente no Grupo 6 da Libertadores

Em campo, Toluca e Grêmio fizeram um jogo truncado, mas mexicanos levaram a melhor: 2 a 0 (Foto: AFP)
Escrito por

O Grêmio decepcionou na sua estreia na Libertadores-2016. Na madrugada desta quinta-feira, no Estádio Nemesio Diez, no México, o time gaúcho, mesmo com um jogador a mais desde os 35 minutos do primeiro tempo, foi envolvido pelo Toluca, jogou mal e acabou derrotado por 2 a 0, gols do atacante argentino Triverio, ambos no segundo tempo.

O resultado colocou o time mexicano em primeiro lugar no Grupo 6 da competição, com três pontos. LDU (EQU) e San Lorenzo (ARG), que se enfrentarão no próximo dia 23, completam o grupo.


O Toluca teve maior posse de bola no primeiro tempo, conseguindo chegar muitas vezes próximo da área, com o lateral-direito Flores apoiando muito bem e acertando cruzamentos perigosos, mas com poucas finalizações, quase todas do atacante Triverio, mas sem eficácia. Já o Grêmio, mesmo com menor posse de bola, mostrou objetividade a partir dos 20 minutos, principalmente quando a bola chegava nos pés de Everton, que perdeu as duas melhores chances do primeiro tempo, a melhor aos 27 minutos, quando recebeu de Douglas e chutou sem chance para o goleiro Talavera, mas a bola passou raspando.

Um lance no meio de campo, aos 35 minutos, acabou em troca de empurrões entre Douglas e Velasco resultou na expulsão do jogador do time mexicano poderia ter modificado um pouco o jogo, mas a verdade é que o Grêmio seguiu recuado, dando chances para mais chuveirinhos. Aos 43, Flores cruzou para a cabeçada de ortiz que Grohe, bem colocado, defendeu. Foi a finalização mais perigosa do Toluca no primeiro tempo.

Veio o segundo tempo e com ele um show do Toluca, que conseguiu melhorar mesmo sem treinador no banco (Cardozo foi expulso no intervalo por reclamação). Logo no primeiro ataque, aos 40 segundos, o time da casa chegou ao gol na sua jogada mais conhecida. Num ataque pela esquerda, Rodríguez cruzou para a área e Triverio cabeceou tirando a bola de Marcelo Grohe.

O Grêmio sentiu o gol e nem mesmo a superioridade numérica favoreceu o time brasileiro, que foi envolvido nos primeiros 15 minutos e por milagre não levou o segundo gol em dois lances com Cuevas (que entrara no intervalo). Em ambos os lances o goleiro Marcelo Grohe apareceu muito bem. 

O Grêmio errava muitos passes, não se encontrava e levava um baile do Toluca. Tirando lampejos de Douglas, a criação era débil.  Aos 31 minutos veio a pá de cal. Triverio entrou na área, esperou o contato com Geromel e caiu. Pênalti marcado. Triverio mandou a bomba e fez 2 a 0  mostrando toda a sua eficácia (marcou seis dos oito gols do time nesta  temporada, incluindo o Campeonato Mexicano).

Com a vitória assegurada, o Toluca passou a só arriscar na boa. Quase ampliou aos 40, quando Geromel evitou o gol mexicano. O Grêmio quase descontou com Everton, mas Talavera fez uma ponte cinematográfica e salvou. Assim, o time gaúcho saiu de campo com uma derrota feia e com seu torcedor torcendo muito pela estreia de Bolaños, um extra-classe que poderá melhorar a criação gremista.

FICHA TÉCNICA
TOLUCA (MEX) 2 X 0 GRÊMIO

​COPA LIBERTADORES - 1ª RODADA
Local: Estádio Nemesio Diez, Toluca (MEX)
Data-Hora: 17/2/2016 - 0h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (BOL) 
Auxiliares: Javier Bustillos e Juan Montaño (BOL)
Cartões amarelos: Ortiz (TOL) Douglas, Wallace Oliveira e Maicon (GRE)
Cartões vermelhos: Velasco (TOL) , 35'/1ºT; José Cardozo (técnico do Toluca) na volta do intervalo

Gols: Triverio, aos 40 segundos do 2ºT (1-0), Triverio, de pênalti, 31/2ºT (2-0)

TOLUCA: Talavera; Flores, Paulo da Silva, Jordan Silva e Rodríguez; Rios, Velasco, Arellano (Cueva, intervalo) e Ortiz; Esquivel e Triverio  (Saucedo, 42/2ºT).  Técnico: José Cardozo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano (Fernandinho, 16'/2ºT)  e Douglas (Lincoln, 32'/2ºT); Everton e Luan (Henrique Almeida, 22'/2ºT). Técnico: Roger