Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo x Athletico: obsessão pela Libertadores, um dos pontos em comum de Vidal e Fernandinho

Com carreiras consolidadas e vitoriosas no futebol europeu, o chileno Vidal, do Flamengo, e o brasileiro Fernandinho, do Athletico, retornaram ao continente em busca da Glória Eterna

Vidal e Fernandinho têm o desejo pela Taça Libertadores em comum (Arte: Pedro Picanço / LANCE!)
Escrito por

Guayaquil marcará o reencontro de dois jogadores que até pouco tempo atrás se encontravam em gramados dos grandes palcos do futebol europeu: Fernandinho e Arturo Vidal. Duas das estrelas de, respectivamente, Athletico e Flamengo, são as atrações da final da Taça Libertadores às 17h deste sábado no Estádio Monumental.

O caso de conexão de Fernandinho com o Athletico vem do 'berço': o volante foi revelado pelo Furacão e o último jogo que fez pelo clube antes de ser vendido ao Shakhtar Donestk foi justamente a final da Libertadores de 2005, quando a equipe foi goleada pelo São Paulo.

+ Confira imagens exclusivas do palco da decisão

Já Arturo Vidal - de carreira consolidada e vitoriosa no futebol da Europa - retornou à América do Sul com um sonho: fazer história. Não foi fácil trazer o chileno ao Rio de Janeiro, já que o Flamengo conviva com a concorrência de Boca Juniors durante a negociação.

Dezessete anos depois, Fernandinho retornou - agora como um primeiro volante de passe mais cadenciado - para tentar 'cumprir a profecia' e dar um final feliz àquele jogo que fez em 2005.

Desde então, o volante passou pelo futebol ucraniano e se tornou uma das maiores referências do Manchester City (ING). Mesmo sendo um dos jogadores de mais confiança do treinador Pep Guardiola, resolveu retornar ao Brasil para se aposentar no Athletico e buscar 'tapar a ferida' que lhe foi feita na saída do país.

+ Gramado, clima, programação dos times e mais: tudo sobre a decisão da Libertadores

O camisa 50 é uma das lideranças do meio-campo na equipe comandada por Felipão e será titular na decisão. O jogador de 37 anos tem 15 jogos desde o retorno ao Brasil - com um gol marcado e uma assistência.

Com status de craque e passagens por Barcelona, Juventus e Bayern de Munique, o chileno tinha muitas expectativas a serem correspondidas. E o começo não poderia ser melhor, já que ele chegou conquistando a Copa do Brasil e sendo titular na decisão.

Um namoro antigo entre clube e jogador pautou a relação por muito tempo, mas, agora Vidal já está vestindo o Manto Sagrado e tem a chance de realizar o sonho antigo de conquistar a Libertadores.

E o chileno não mediu esforços para estar na final deste sábado.

Isso porque, ainda na decisão da Copa do Brasil, o volante sofreu com dores no tornozelo e um inchaço dificultou sua locomoção nos dias que antecederam a decisão. No entanto, após realizar um procedimento de drenagem no local e rotina de recuperação, ele treinou normalmente em Guayaquil nos últimos dois dias na cidade.