Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Final da Libertadores: Flamengo conta com a torcida equatoriana e LANCE! traz a explicação

Equatorianos, em absoluta maioria, dizem apoiar o Flamengo na decisão contra o Athletico deste sábado. A final da Libertadores de 2022 será disputada no Monumental de Guayaquil

Torcedor equatoriano e fã do Flamengo em frente à "Embajada Del Hincha", em Guayaquil (Matheus Dantas / LANCE!)
Escrito por

Ao ver uma camisa do Flamengo na rua, o equatoriano buzina. Ao passar por algum rubro-negro no calçadão do Malecón, sorri e deseja sorte. Assim tem sido as últimas horas em Guayaquil, onde os locais, em absoluta maioria, apoiam os cariocas na decisão da Libertadores, contra o Athletico, neste sábado às 17h (de Brasília), no Monumental.

+ Imprensa local destaca insegurança e chegada da torcida do Fla

A simpatia dos equatorianos com o Flamengo tem várias razões. A começar pelo time mais popular de Guayaquil, o Barcelona SC, que tem na história vários atletas importantes do Brasil, entre eles Adílio.

+ Quem é melhor: Flamengo ou Athletico-PR? Confira votação jogador por jogador feita pela redação do LANCE!

Em entrevista ao LANCE!, o eterno camisa 8 e campeão da América em 1981, já havia antecipado a hospitalidade dos equatorianos.

- Nosso entendimento é de que, quando o Flamengo tiver lá, vai ter todo apoio da torcida do Barcelona porque o pessoal gosta muito do estilo brasileiro. Até porque tem muitos brasileiros lá. Um grande brasileiro, camisa 8 quando chegou aqui, foi o Moacyr, vive lá até hoje. O Manga, que foi um grande goleiro do Botafogo, também ficou bastante tempo lá. É um país que recebe muito bem os brasileiros.

A reportagem do LANCE!, presente em Guayaquil desde terça-feira, confirma a hospitalidade equatoriana e a simpatia dos locais ao Flamengo. Muitos, inclusive, estão vestindo a camisa do Rubro-Negro.

A receptividade e a alegria, inclusive, lembram a dos cariocas. E esse é mais um fator, lembrou o equatoriano Maurício Turand.

- Historicamente, o Flamengo é mais apoiado aqui. É uma equipe mundial. A maior torcida do mundo, e o povo aqui assiste muito ao futebol brasileiro. Nos Mundiais, quando não há o Equador, nós torcemos pelo Brasil. Dentro do Brasil, o apoio é maior ao Flamengo. O Athletico, dentro da Libertadores, não tem tanta tradição - seguiu:

- E tem outra coisa: Guayaquil tem similaridades com Rio de Janeiro. A gente, o clima, a festa... Nos identificamos com isso. Mais que do Brasil, o Flamengo é do Rio - afirmou o torcedor, que preferiu não falar o seu time de preferência e reforçando a torcida pela seleção.