Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Depois de cair no Horto cinco vezes, São Paulo tem chance de redenção

Desde que o Independência foi reinaugurado em 2012, Tricolor não venceu o Atlético-MG nenhuma vez no estádio. Vitória no local somente contra o Cruzeiro

Dátolo e Michel Bastos disputam a bola no duelo de 2014, no Independência (Foto: Gil leonardi)
Escrito por

O São Paulo nem precisa vencer para avançar à semifinal da Copa Libertadores da América, mas o histórico contra o Atlético-MG no Independência é preocupante. Desde que o estádio foi reformado e reinaugurado em 2012, o Tricolor fez cinco confrontos por lá contra o Galo e não conseguiu vencer nenhuma vez.

O primeiro encontro dos são-paulinos com os atleticanos no Horto aconteceu justamente em 2012, quando o lema “caiu no Horto, tá morto” estava em fase embrionária no Campeonato Brasileiro. Em jogo polêmico, em que os paulistas reclamaram de um expulsão supostamente injusta do lateral-direito Douglas, o Galo triunfou por 1 a 0 graças a gol do centroavante Leonardo, ex-Coritiba.

No ano seguinte, foram três combates no novo Independência. Na fase de grupos da Libertadores, 2 a 1 para os atleticanos, em partida marcada por malandragem de Ronaldinho Gaúcho para distrair Rogério Ceni com garrafa d'água. Já nas oitavas de final, massacre mineiro e classificação: 4 a 1. Por fim, no Brasileirão, empate sem gols no primeiro turno da competição.

A última vez em que os clubes se encontraram no Horto foi em 12 de outubro de 2014, no segundo turno do Brasileirão. O São Paulo ainda sonhava em alcançar o Cruzeiro na luta pelo título e fazia bom jogo quando o volante Maicon, hoje no Grêmio, saiu lesionado. O Galo ganhou o meio de campo e venceu por 1 a 0 com gol de Luan.


Ainda assim é possível que o Tricolor tenha otimismo para o duelo desta quarta, às 21h45. Isso porque dois dos resultados já conquistados contra o Atlético no Horto serão suficientes para a classificação no tempo normal, enquanto outros dois levarão a decisão para os pênaltis. Somente os 4 a 1 de 2013 eliminariam os paulistas, que ainda podem lembrar de um triunfo no estádio. Em 2012, no Brasileirão, o São Paulo triunfou por 3 a 2.