Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa ‘pesada’: veja como chegam os 16 clubes às oitavas da Libertadores

Com 13 campeões presentes, mata-mata da competição começa nesta terça-feira. Cinco brasileiros vão a campo nesta semana em busca da principal taça do continente

(Foto: AFP)
Escrito por

Apenas três dos 16 clubes classificados para as oitavas de final da Copa Libertadores nunca conquistaram a principal competição sul-americana. Com 35 títulos somados entre seus atuais participantes, a Copa recomeça nesta terça-feira após a pausa para a Copa do Mundo. Cerro Porteño (PAR), Atlético Tucumán (ARG) e Libertad (PAR) são os clubes que buscam um título inédito. Veja as chaves da competição e simule os resultados. Como chegam as equipes para as decisões de agosto? O LANCE! detalha abaixo:

Estudiantes (ARG) x Grêmio
O atual campeão da Libertadores joga na Argentina nesta terça, às 21h45. Quarto colocado no Brasileirão, o Tricolor segue sua tradição de dar prioridade às Copas: joga com força máxima o torneio e a Copa do Brasil, competição a qual duela nas quartas contra o Flamengo (empatou a ida, em casa, em 1 a 1 e joga a volta na próxima semana). Com 14 pontos na primeira fase, o Grêmio fez a segunda melhor campanha geral. O Estudiantes classificou-se no sufoco, na última rodada e, com oito pontos, só foi melhor do que o Colo-Colo. Após ficar em 15º lugar no último Argentino, a equipe de La Plata estreia no domingo, fora, contra o Godoy Cruz. Grêmio x Estudiantes será em 28 de agosto.
Grêmio: três títulos da Libertadores
Estudiantes: quatro títulos

Boca Juniors (ARG) x Libertad (PAR)
​O duelo de ida entre argentinos e paraguaios acontece nesta quarta, às 19h30, em La Bombonera - a volta será em Assunção, em 30 de agosto. Atual bicampeão argentino, o Boca só garantiu sua classificação na última rodada, graças à ajuda do Palmeiras, que bateu o concorrente Júnior Barranquilla (COL) no fechamento do Grupo 8. O Boca avançou com nove pontos e tem a terceira pior campanha entre os classificados, enquanto que o Libertad, líder de sua chave, só pontuou menos do que Palmeiras e Grêmio (fez 13). O Boca estreia no Argentino contra o Talleres, no domingo. O Libertad largou mal no torneio de seu país e, após quatro rodadas, é o lanterna, com dois pontos.
Boca Juniors: seis títulos da Libertadores
Libertad: nunca foi campeão

Flamengo x Cruzeiro
O jogo de ida do clássico brasileiro acontece nesta quarta, às 21h45, no Maracanã. O Fla entra em campo três dias após perder a liderança do Brasileirão (é o vice-líder), enquanto que a Raposa vem derrapando e ocupa a oitava posição. Os dois estão vivos na Copa do Brasil: o Flamengo empatou no Sul a ida contra o Grêmio, pelas quartas, e o Cruzeiro venceu o Santos por 1 a 0, também fora. As decisões serão na semana que vem. A Raposa classificou-se com a quinta melhor campanha entre os primeiros (11 pontos) - o Rubro-Negro avançou na segunda posição da chave, com dez. O duelo de volta, em Minas Gerais, será em 29 de agosto.
Cruzeiro: dois títulos da Libertadores
Flamengo: um título

Colo-Colo (CHI) x Corinthians
​O Timão joga no Chile nesta quarta, às 21h45, tentando se organizar após perder peças importantes no meio do ano, como Balbuena, Maycon, Sidcley e Rodriguinho. A equipe de Osmar Loss está em sétimo lugar no Brasileirão e viva na Copa do Brasil (venceu a Chapecoense na ida das quartas, em casa, por 1 a 0). O Corinthians passou pela primeira fase como o sexto melhor primeiro, com dez pontos. Atual campeão chileno, o Colo-Colo é o quinto colocado na competição local, após 18 rodadas - nove pontos atrás da líder Universidad Católica. A equipe de Santiago avançou às oitavas de final da Libertadores com a pior campanha geral (oito pontos). Timão x Colo-Colo será em 29 de agosto.
Corinthians: um título da Libertadores
Colo-Colo: um título 

Racing (ARG) x River Plate (ARG)
O primeiro clássico argentino valendo vaga nas quartas da Libertadores acontece nesta quinta-feira, às 19h30, em Avellaneda. O River, classificado em primeiro, avançou com a quarta melhor campanha: 12 pontos. O Racing foi o segundo melhor segundo, com 11. Os dois clubes tiveram desempenhos parecidos no último Argentino: River ficou em oitavo, enquanto que o Racing foi o sétimo, ambos com 45 pontos em 27 jogos. A volta será em 29 de agosto.
River Plate: três títulos da Libertadores
Racing: um título

Cerro Porteño (PAR) x Palmeiras
​Melhor campanha da primeira fase da competição, com 16 pontos em 18 disputados, o Verdão tenta superar a turbulência da troca de Roger por Felipão no comando técnico no torneio que trata como prioridade em 2018 - a equipe está em sexto no Brasileirão, oito pontos atrás do líder, e decide em casa as quartas da Copa do Brasil após empate sem gols na ida. O Cerro lidera o Campeonato Paraguaio, com oito pontos em quatro jogos, e é o atual campeão. Foi o segundo colocado com melhor campanha na Libertadores: 13 pontos. O Palmeiras recebe o Cerro, no Allianz Parque, em 30 de agosto.
Palmeiras: um título da Libertadores
Cerro Porteño: nunca foi campeão

Atlético Tucumán (ARG) x Atlético Nacional (COL)
​Colombianos e argentinos duelam nesta quinta, às 21h45, em Tucumán. O Nacional avançou com a penúltima melhor campanha entre os líderes: dez pontos. O time argentino, que joga as oitavas pela primeira vez em sua história, foi o quinto melhor segundo colocado. O Atlético Nacional tem uma vitória, um empate e uma derrota na largada do Campeonato Colombiano e está no meio da tabela. O Tucumán estreia neste domingo, em casa, contra o Racing.
Nacional: dois títulos da Libertadores
Tucumán: nunca ganhou

Independiente (ARG) x Santos
O duelo é o único que só começa na semana que vem: terça, às 21h45, em Avellaneda - a volta será em 28 de agosto, no Pacaembu. O Peixe tenta superar uma crise que o colocou em 17º lugar, na zona do rebaixamento, no Brasileirão. Cuca assumiu há duas rodadas e o clube já acumula nove partidas sem vencer na temporada. Na Copa do Brasil, a equipe perdeu em casa a ida das quartas por 1 a 0 para o Cruzeiro. O Santos foi o primeiro colocado de pior campanha na Libertadores: dez pontos. O Independiente, sexto colocado no último Argentino, foi o quarto melhor segundo, com a mesma pontuação. Os argentinos estreiam no torneio local no domingo, contra o San Martín, em casa.
Independiente: sete títulos da Libertadores
Santos: três títulos