Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Palmeiras
escudo default
0
0
escudo default
Atlético-MG

Com dois expulsos, Palmeiras segura empate no tempo normal e elimina o Atlético-MG nos pênaltis

Verdão perdeu Scarpa e Danilo, mas manteve o empate heroico em 0 a 0, levando a decisão para os pênaltis, em que Weverton defendeu uma cobrança e Murilo fez o gol da vaga

Palmeiras quebra o jejum em decisões por pênaltis e vai à semifinal da Libertadores (Foto: Alex Silva / Lancepress!)
Escrito por

Foi com sofrimento e heroico, mas o Palmeiras está na semifinal da Libertadores pela terceira vez seguida. A vaga veio com um empate em 0 a 0 com o Atlético-MG no tempo normal, e com vitória nos pênaltis por 6 a 5, tudo isso com dois jogadores expulsos (Danilo e Scarpa). Agora o Alviverde espera seu adversário na próxima fase.


+ ATUAÇÕES: Em meio a vilões, Weverton é herói e classifica o Palmeiras na Libertadores
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui
> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Primeiro tempo tenso e Palmeiras perde Danilo expulso

A primeira etapa da decisão começou com os dois times em posturas conservadoras, buscando a segurança para não colocar tudo a perder desde o início. As duas boas chances em dez minutos foram de Ademir, que arriscou chute fraco ao 5', depois com Scarpa, que recebeu bola cruzada de Dudu, mas Arana chegou para bloquear.

O jogo seguiu com essa chances trocadas sem muito perigo. Keno tentou uma pelo Galo, e Scarpa outra pelo Verdão, mas ambas não resultaram em gol. Aos 21 minutos, Zé Rafael sofreu falta perto da área. Ele e Scarpa foram para a bola, o camisa 14 bateu, mas na barreira. Na sequência, o Alviverde pediu pênalti, mas sem êxito.

Aos 27', o lance que acabou mudando a dinâmica do jogo. Em uma entrada injustificável no meio-campo, Danilo fez falta em Zaracho. No campo, arbitragem mostrou o amarelo, mas com a chamada do VAR, revisou o lance e deu vermelho direto para o meio-campista palmeirense, deixando o time como um a menos na partida.

Com isso, Abel Ferreira foi obrigado a reorganizar sua equipe, tornando-a reativa. Ainda assim, Dudu quase aproveitou vacilo da defesa, mas foi Hulk que assustou aos 37', obrigando Weverton espalmar bola perigosa dentro da área. Dali em diante, a postura conservadora dos time falou mais alto, deixando o placar em 0 a 0.

Verdão tem mais uma expulsão e leva decisão para os pênaltis

As equipes voltaram do intervalo sem alterações, inclusive nas posturas. Mas enquanto o Galo, com 11, tinha dificuldade para criar chances, o Verdão, com 10, chegava ao ataque. Primeiro com Rony dominou lançamento dentro da área e reclamou de puxão. Depois, em lateral de Marcos Rocha, a melhor chance palmeirense quando a bola sobrou para Zé Rafael, que chutou mascado e quase marcou.

No entanto, aos 15 minutos, o Atlético-MG respondeu com um lance muito perigoso, quando Mariano cruzou para a área e Jair, que apareceu do nada, cabeceou no cantinho, mas a bola foi para fora. A pressão atleticana aumentou com duas oportunidades. Em uma delas, Weverton precisou espalmar chute de Zaracho para escanteio.

Aos 21 minutos, novamente de fora da área, Allan arriscou chute e Weverton espalmou para escanteio. O Palmeiras, por sua vez, apostava nos contra-ataques e nas bolas paradas. Em uma delas, Scarpa cruzou de forma perigosa, a bola passou por mais de um palmeirense, mas nenhum deles conseguiu finalizar para o gol.

Depois de um período sem emoções no jogo, aos 37 minutos Gustavo Scarpa sofreu falta no meio-campo e, na queda, acabou atingindo Allan, a arbitragem interpretou como lance violento e expulsou o meia palmeirense, deixando o time com nove em campo. Em seguida, o Verdão teve duas chances com Veiga, mas ambos os chutes foram bloqueados pela defesa do Atlético-MG.

Nos minutos finais, Abel Ferreira colocou Luan e Mayke para ajudarem na marcação. O Galo tentou pressionar e quase chegou ao gol em cruzamento de Hulk, que caprichosamente bateu na trave. Um minuto antes, o mesmo Hulk perdeu um gol praticamente cara a cara com Weverton. No último minuto, Vargas levou o segundo amarelo e foi expulso. Em seguida, a partida foi para os pênaltis.

Decisão por pênaltis

A primeira cobrança foi do Atlético-MG, com Hulk, que converteu. Em seguida, Veiga empatou para o Palmeiras. Na outra série, Nacho Fernández e Gustavo Gómez também marcaram os seus gols, assim como Jair e Zé Rafael. Logo depois, Eduardo Sasha e Piquerez foram precisos e mantiveram o placar empatado. Na última cobrança Alonso e Rony marcaram e levaram a decisão para as alternadas. Weverton defendeu pênalti de Rubens, e Murilo classificou o Palmeiras.

Com a vitória nos pênaltis, o Palmeiras avança para a semifinal da Libertadores, mas ainda aguarda o vencedor de Estudiantes x Athletico-PR, que jogam nesta quinta-feira, na Argentina. No sábado, porém, o Verdão enfrenta o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão. Eliminado, o Atlético-MG agora disputa exclusivamente o Brasileiro, em que enfrenta o Coritiba, fora de casa, neste domingo.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 (6) x (5) 0 ATLÉTICO-MG
Local:
Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data-Hora: 10/8/2022 - 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexader Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)
Público/Renda: 40.433 torcedores/R$ 4.394.735,85
Cartões amarelos: Dudu, Abel Ferreira e Gustavo Gómez (PAL) Hulk, Nathan Silva, Guilherme Arana e Zaracho (AMG)
Cartões vermelhos: Danilo, aos 29'/1ºT e Gustavo Scarpa, aos 37'/2ºT (PAL) Vargas, aos 50'/2ºT (AMG)
Gols: -
Pênaltis:
Atlético-MG:
Hulk (marcou), Nacho Fernández (marcou), Jair (marcou), Eduardo Sasha (marcou), Junior Alonso (marcou), Rubens (Weverton defendeu)
Palmeiras: Raphael Veiga (marcou), Gustavo Gómez (marcou), Zé Rafael (marcou), Piquerez (marcou), Rony (marcou), Murilo (marcou)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 43'/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu (Luan, aos 43'/2ºT), Gustavo Scarpa e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana (Rubens, aos 28'/2ºT); Allan, Jair e Zaracho (Eduardo Sasha, aos 28'/2ºT); Ademir (Nacho Fernández, oas 8'/2ºT), Keno (Vargas, aos 34'/2ºT) e Hulk. Técnico: Cuca.