Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão paraguaio, viagem longa e surpresa chilena: o grupo do Grêmio

Campeão da Copa do Brasil ficou no Grupo 8 da Libertadores, ao lado do Guaraní (PAR), Zamora (VEN) e Deportes Iquique (CHI). Confira as análises dos adversários

(Foto: Itamar Aguiar/Lancepress!)
Escrito por

O Grêmio conheceu nesta quarta-feira os seus adversários na Copa Libertadores de 2017, em sorteio realizado no Paraguai. Cabeça-de-chave do Gripo 8, o campeão da Copa do Brasil pegou rivais mais modestos e uma única longa viagem: Venezuela. Guaraní (PAR), campeão do Paraguai, Zamora(VEN) e Deportes Iquique (CHI), surpresa chilena neste ano, são os adversários.

GUARANÍ (PAR)
Cidade: Assunção, capital do país
Títulos da Copa:
Número de finais:
Joga a Libertadores pela 16ª vez

"Guaraní é o atual campeão do futebol paraguaio e tem Julio César Caceres (zagueiro ex-Atlético-MG) como capitão, mas ele ainda negocia sua permanência no clube. Francisco Arce era o treinador que iniciou o segundo semestre dirigindo o time, mas foi chamado para a seleção paraguaia e deu lugar para o argentino Daniel Garnero continuar o sonho de conquistar o 11º título de sua história. É uma equipe que tem um futebol bonito, tem posse de bola e é paciente na hora de criar as jogadas. Já eliminou o Corinthians e chegou à semifinal da Copa Libertadores".
Por Edgar Cantero, da revista "Pelota Tata" (PAR)

Time-base: Alfredo Aguilar; Luis de la Cruz, Óscar Velázquez, Julio César Caceres e Edgar Aranda; Rodrigo Bogarín, Marcelo Palau, Juan Aguilar e Alberto Contrera; Nestor camacho e Rodrigo Lopez. Técnico: Daniel Garnero.

ZAMORA
Cidade: Barinas, a 500km da capital Caracas
Títulos da Copa:
Número de finais:
Joga a Libertadores pela 4ª vez

"Campeão absoluto da Venezuela, se classificou para a Libertadores por ter conquistado o Apertura 2016. Até o meio do ano, o time dirigido pelo experiente Francesco Stiffano havia ganhado praticamente tudo dentro do futebol local, faltando unicamente somar uma nova estrela, feito que se consolidaria no Apertura - final absoluta do nosso futebol. O segundo semestre não foi o melhor para o time, que não mostrou a habitual consistência, e os resultados não foram os melhores.

As principais baixas são Richard Blanco, artilheiro do torneio que marcou na final, o meia Pedro Ramírez, importante na produção de jogo da equipe cujo contrato de empréstimo chegou ao fim, e Yeferson Soteldo, volante ofensivo e a figura mais importante do Zamora. Será preciso observar como cobrir essas peças, que praticamente representam o estilo de jogo da equipe. Por enquanto, o time está de férias e retomará suas atividades em janeiro."
Por Nacho Rodriguez, do "Zona Futbol - RCR 750am"

Time base: Angulo; Gonalez, Peraza , Jorge Ignacio Gonzalez e Ovslle; Sebsstian Contrera, Vargas; Atenas e Oscar Hrrnandez; Martinez e Angel Faria. Técnico: Francesco Stifano Garzone.

DEPORTES IQUIQUE (CHI)
Cidade: Iquique, cidade litorânea a 1.800km da capital
Títulos da Copa:
Número de finais:
Joga a Libertadores pela 2ª vez

"Foi uma das surpresas do último torneio chileno. Comandado por Jaime Vera, brigou pelo título até as últimas partidas. De fato, uma derrota para a Universidad Católica o deixou longe da possibilidade de ser campeão nacional pela primeira vez na história. Seu funcionamento está baseado na contribuição dos jogadores mais experientes: Rodrigo Naranjo, Mauricio Zenteno, Mathías Riquero e Manuel Villalobos. À esta base, foram somados elementos jovens. Procura realizar um jogo de bons toques de bola, mas também é um time que se retrai adequadamente quando as circunstâncias de jogo exigem. Também conta com Nicolás Peñailillo, ex-jogador do Everton (CHI) como seu primeiro reforço para a próxima temporada. Sua última participação internacional foi na Sul-Americana de 2015, quando foi eliminado na primeira fase pelo Universitario de Sucre."
Por Christian González, do jornal "La Tercera"

Time-base: Naranjo; Moreno, Zenteno, Lopes e Charles (Peñailillo); Caroca, Riquero; Bustamante; Ramos, Villobos e Dávila. Técnico: Jaime Vera.