Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bolívar x Palmeiras: onde assistir, arbitragem e escalação

Clubes se enfrentam em La Paz, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Verdão lidera o Grupo B com 100% de aproveitamento. Bolivianos têm três pontos

Última partida do Palmeiras pela Libertadores foi contra o Guaraní (PAR), em março (MIGUEL SCHINCARIOL / AFP)
Escrito por

Válido pela terceira rodada do Grupo B da Copa Libertadores da América, Bolívar e Palmeiras se enfrentam no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia, nesta quarta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília).

O Verdão é líder invicto do Grupo B, com seis pontos em dois jogos. O atacante Luiz Adriano, com quatro gols, é o vice-artilheiro do torneio. O Bolívar é o terceiro colocado com três pontos - venceu o Tigre, da Argentina, mas perdeu para o Guaraní, do Paraguai, antes da paralisação.


As duas equipes já se enfrentaram duas vezes na Libertadores, ambas em 1995, com uma vitória para cada lado.

O preparador físico Antônio Mello explicou o planejamento do clube para minimizar os efeitos da altitude em La Paz.

- Nós viemos para cá (Bolívia) para recuperar os jogadores que atuaram contra o Sport e viemos com antecedência principalmente para identificar os problemas que a altitude traz e que podem interferir diretamente nas ações de jogo - afirmou o preparador.

Mello falou sobre os efeitos da altitude no desempenho dos atletas.

- Primeiramente, um dos empecilhos é a hiperventilação, que é a respiração ofegante, depois vem a rarefação do ar, que traz uma dor de cabeça, uma tontura. Isso tudo já foi superado hoje (segunda-feira) no treino. Os atletas responderam muito bem e agora estamos fazendo um trabalho específico para os goleiros - completou, antes de alertar para outras dificuldades:

- A bola em uma distância de 50 a 60 metros toma uma trajetória muito irregular e estamos preparando nossos goleiros para isso. Viemos com finalidades. É um trabalho simples, mas muito eficiente. A ideia é minimizar com confiança e sabedoria os efeitos da altitude e buscar um bom resultado.

O clube boliviano deve ter um desfalque importante para confronto contra o Palmeiras. Segundo o técnico Claudio Vivas, o meia-atacante Pedro Azogue ainda se recuperando da Covid-19 e está em isolamento.

- Está isolado. Trabalha em horários distintos e precisa de um trabalho psicológico para lidar com este momento. Pelo que sabemos a infecção está na reta final e tomamos medidas de prevenção - declarou.

Caso não escale Azogue, o Bolívar deve começar o jogo com o espanhol Álvaro Rey.

FICHA TÉCNICA

BOLÍVAR X PALMEIRAS
Data/hora: 16/9/2020 - 21h30 (de Brasília)
Local: Hernando Siles, La Paz (BOL)
Árbitro: Piero Maza (Fifa/CHI)
Assistentes: José Retamal e Edson Cisternas, ambos do Chile
Transimssão: SBT (regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e estado do Paraná) e Fox Sports (para todo o Brasil) e tempo real pelo LANCE!

BOLÍVAR: Rojas; Ribera, Jusino e Paredes; Machado, Oviedo (Bejarano), Saavedra, Flores e Pedro Azogue (Álvaro Rey); Pereyra e Arce. Técnico: Claudio Vivas

Dúvida: Pedro Azogue (recupera-se da Covid-19).

PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Ramires, Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga (Gabriel Veron); Wesley e Willian. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Desfalques: Felipe Melo (ficou treinando no Brasil), Luan Silva, Lucas Esteves  e Lucas Lima (machucados), Luiz Adriano e Patrick de Paula (desgaste muscular)

*Nota atualizada às 19h40.