Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Agora é returno! Veja como está a luta por vagas nas oitavas da Liberta

Turno da fase de grupos da Libertadores termina com só um clube 100%. Racing (ARG) tem o melhor ataque e o Corinthians é o único time que ainda não sofreu gols na Copa

(Foto: AFP)
Escrito por

A fase de grupos da Copa Libertadores chegou à metade, com o término do primeiro turno em todos os oito grupos. A melhor equipe da competição no momento é o Libertad (PAR), único clube com 100% de aproveitamento: nove pontos, com a classificação praticamente assegurada no Grupo 3. O melhor ataque é o do Racing (ARG), que enfiou quatro gols no Vasco e outros quatro no Cruzeiro, em Avellaneda. A melhor defesa é brasileira: o Corinthians é o único clube que não foi vazado na fase de grupos (um gol legal do Independiente-ARG foi anulado no fim da partida da última quarta, na Argentina). Timão, Flamengo, Santos e Palmeiras são os brasileiros que lideram suas chaves.

Os dois melhores de cada grupo avançam às oitavas de final da Libertadores, que terá confrontos sorteados (primeiros x segundos) e será disputada depois da Copa do Mundo, e agosto. Confira como estão as chaves na Copa:

Grupo 1

O Cerro Porteño (PAR) é o líder da chave, com sete pontos. O Grêmio, com cinco, em segundo, empatou fora de casa com os paraguaios na última terça: 0 a 0. O atual campeão da Libertadores agora faz dois jogos em casa no returno, contra o próprio Cerro e diante do Defensor (URU), que tem quatro pontos. O Grêmio ainda visitará o Monagas (VEN), pior time da Copa, sem nenhum ponto. Veja aqui a tabela e simule os jogos que restam. 

Grupo 2
O grupo sem brasileiros tem o Atlético Nacional (COL) na liderança, com seis pontos, seguido do Bolívar (BOL), com cinco, e do Delfín (ECU), com quatro. O Colo-Colo (CHI) é a decepção da chave, com apenas um ponto. Os líderes colombianos agora fazem dois jogos em casa, contra bolivianos e chilenos. Veja a tabela.

Grupo 3
​Outra chave sem equipes do Brasil. É nela que o Libertad (PAR) sobra, com vitórias contra Penãrol (URU), Atlético Tucumán (ARG) e The Strongest (BOL). Cada um dos concorrentes dos paraguaios têm três pontos. O Libertad agora faz dois jogos fora de casa, contra uruguaios e bolivianos. Veja a tabela.

Grupo 4

Apesar dos dois empates em casa no turno, o Flamengo lidera a chave, embolada, com cinco pontos, mesma pontuação do River Plate (ARG). A questão é que agora o Fla joga duas vezes fora, contra Santa Fe (COL), com três pontos, e River, na última rodada da chave. O Emelec (ECU), batido em casa para a equipe brasileira, tem um ponto. O Rubro-Negro já vai à Colômbia na próxima quarta-feira. Veja a tabela.

Grupo 5

Cruzeiro e Vasco são os únicos brasileiros que não venceram na fase de grupos e estão em situação delicada, fora da zona de classificação. Os cariocas têm apenas um ponto (e menos cinco gols de saldo) e não podem mais pensar em tropeço, a começar pelo duelo de quinta, contra o líder Racing (ARG), em São Januário. A Raposa tem dois pontos: o alento é que não sai mais do Brasil no returno: recebe argentinos e Universidad de Chile, já na semana que vem, e vai ao Rio pegar o Vasco. Racing tem sete pontos, à frente da "La U", com cinco. Veja a tabela.

Grupo 6

​Com vitórias contra Nacional (URU), em casa, e Estudiantes (ARG), fora, o Santos lidera a chave com seis pontos - Peixe só perdeu na estreia, para o Real Garcilaso (PER), na altitude de 3.400m de Cusco. O Alvinegro irá receber argentinos, já na próxima terça-feira, e peruanos no returno para garantir a classificação. A situação do Alvinegro é confortável. Veja a tabela.

Grupo 7

​Com a melhor defesa da Libertadores, o Corinthians ainda não foi vazado e ficou em situação confortável após vencer o Independiente (ARG), na Argentina. O Timão lidera, com sete pontos, e agora joga duas vezes em casa, diante dos mesmos argentinos (três pontos) e contra o Millonarios (COL), quatro pontos, na última rodada. A equipe ainda irá para a Venezuela pegar o Deportivo Lara (VEN), lanterna da chave. Veja a tabela.

Grupo 8

​O Palmeiras lidera com sete pontos e agora terá dois jogos seguidos fora de casa, contra Boca Juniors (ARG), já na quarta-feira, e Alianza Lima (PER). O Verdão está dois pontos à frente dos argentinos. O Júnior Barranquilla (COL), agora com três, venceu a primeira na chave na última quinta, no Peru, por 2 a 0, e voltou para a briga, já que agora vai receber o Alianza na Colômbia. Os peruanos são os lanternas da chave, com apenas um ponto. Veja a tabela.