Jogos Paralímpicos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Secretária aposta em mudança cultural após a Paralimpíada

Para Rosinha da Adefal, secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a sociedade brasileira passará a compreender melhor a pessoa com deficiência

A secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rosinha da Adefal (Foto: Isaac Amorim/Ministério da Justiça)
Escrito por

Mais de quatro mil atletas com deficiência de 160 países disputaram os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e o resultado foi um sucesso de público, que lotou as instalações para assistir aos atletas. Para Rosinha da Adefal, secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o principal legado do evento não será somente a construção de espaços com acessibilidade, mas uma mudança cultural da sociedade brasileira, que passará a compreender melhor a importância da promoção dos direitos da pessoa com deficiência.

- O verdadeiro legado que a Paralimpíada vai deixar é uma mudança cultural no País. Os Jogos têm de trazer uma mudança de atitude em relação à pessoa com deficiência. É preciso respeitar as diferenças e promover a igualdade para que possamos garantir a plena participação das pessoas com deficiência na sociedade - disse.

A secretária defende também o esporte como instrumento fundamental para inclusão social dessa parcela da população.

- O esporte é o melhor caminho para acontecer a inclusão. Se hoje estou aqui, trabalhando para a construção de políticas para a pessoa com deficiência, é porque um dia tive a oportunidade de ser atleta - afirmou Rosinha ao lembrar do período em que participou de competições de natação para pessoas com deficiência.

A delegação brasileira na Paralimpíada do Rio-2016 foi a maior da história, com 289 atletas em 23 modalidades.