Jogos Paralímpicos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Principais canoístas do Brasil competem em Curitiba

Objetivo do Campeonato Brasileiro é descobrir novos talentos no esporte

Caio Ribeiro, bronze nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, estará na competição (Foto: Cezar Loureiro/CPB/MPIX)
Escrito por

A capital paranaense recebe, desta sexta-feira até domingo, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016. O evento acontece no Parque Iguaçu, em Curitiba (PR), e reunirá 357 atletas de 37 associações e clubes de todo o Brasil, entre eles os medalhistas olímpicos e paralímpicos Isaquias Queiroz, Erlon Souza e Caio Ribeiro.

O Campeonato Brasileiro é o principal evento do calendário nacional e classificado como Controle Nacional para competições internacionais e definição das Equipes Permanentes. A disputa terá as categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, Open e Paracanoagem.

De acordo com o Supervisor do Comitê de Paracanoagem da CBCa, Leonardo Maiola, o Campeonato Brasileiro inicia um novo ciclo no esporte.

- É um importante momento para encontrarmos novos atletas, reforçarmos o crescimento da Paracanoagem e começarmos a trilhar o caminho neste novo ciclo olímpico -afirmou.

Crescimento e universalização
Após a histórica participação da Canoagem Brasileira nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, uma das principais metas da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para os próximos ciclos é a universalização da prática do esporte em todo o território brasileiro.

Segundo o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, o fortalecimento das entidades filiadas será fundamental para a revelação das próximas gerações de canoístas brasileiros.

- Provamos no Rio 2016 que o Brasil é forte também na canoagem. Nossa meta até 2018 é oferecer o esporte em todas as 27 unidades da federação e dessa forma revelar atletas para os próximos ciclos olímpicos e paralímpicos. Iremos, em parceria com o Ministério do Esporte e nossos patrocinadores, atender milhares de crianças e adolescentes interessados no esporte em todas as regiões do Brasil - revelou Tomasini.