Handebol

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pan-Americano Masculino começa e o Brasil vai em busca pelo Tri

Os dois títulos que  Seleção conquistou foi em edições do Pan no Brasil

Brasil tentará conquistar uma das vagas para o Mundial da França./ Foto: CBHb
Escrito por

O Pan-Americano Masculino começa oficialmente nesta sexta-feira, 10 de junho, com a abertura. No entanto, as partidas começam no sábado, 11, e o Brasil enfrentará o Paraguai no primeiro dia da sua busca pelo tricampeonato.

A Seleção Brasileira fará a sua estreia no Pan juntamente ao Paraguai, às 20h. A partida será no Estadio del Bicentenario, cancha que fica dentro do Ginásio Tecnopolis.

Abrirá a rodada o embate entre Estados Unidos, às 15h. No mesmo horário também haverá o confronto entre Chile e México. Groenlândia e Canadá, assim como Argentina e Guatemala, jogam às 17h. E a partir das 20h, além de Brasil e Paraguai, haverá o outro duelo: Uruguai e Colômbia.

As 12 seleções participantes deste Pan estão divididas em dois grupos. No A estão Chile, México, Groenlândia, Canadá, Argentina e Guatemala. Na Chave B estão Brasil, Estados Unidos, Porto Rico, Paraguai, Uruguai e Colômbia.

O Pan-Americano deste ano está mais longo em virtude do aumento de seleções participantes. A competição é a principal do continente e garante três vagas para o Mundial Masculino, que ocorrerá em 2017 na França.

A Seleção Brasileira no Pan-Americano

A Seleção Brasileira buscará o tricampeonato. Participante desde a primeira edição, em 1979, esteve em oito finais, no entanto conquistou o ouro apenas em 2006 e 2008, quando as duas edições foram no Brasil.

A Seleção usará o Pan como um aquecimento para as Olimpíadas, mas esta não será a principal meta do grupo. “O Pan-Americano distribui três vagas para o Mundial da França e esse é sempre o primeiro objetivo. Depois, como é normal, queremos tentar ganhar o campeonato. Nestes últimos anos sempre tivemos uma briga na final contra a Argentina. Mas, antes de chegar lá, será uma competição longa e para nós será muito importante para podermos praticar algumas coisas que temos feito durante os treinamentos", explicou Jordi Ribera, técnico do Brasil.

O goleiro da Seleção Brasileira falou sobre o grupo nacional e acredita que a Seleção poderá conquistar bons resultados. "Estamos com uma equipe jovem e muito qualificada, que está competindo lá fora, adquirindo uma boa experiência e, com certeza, trazendo isso para a Seleção. A nossa filosofia de trabalho é outra desde a chegada do Jordi e isso fez o time crescer. O importante é acreditarmos no que temos feito", comentou.

Veja abaixo a tabela de partidas do Brasil e a escalação:

Tabela jogos do Brasil no Pan

Seleção Masculina de Handebol

Goleiros: César Augusto de Oliveira Almeida 'Bombom' (Fraikin BM. Granollers), Maik Ferreira dos Santos (Taubaté/FAB/Unitau) e Rangel Rosa (BM Villa de Aranda).

Armadores: Haniel Vinícius Inouê Langaro (Naturhouse La Rioja), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock), Leonardo Felipe Sampaio Santos (CB Ademar Leon), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged).

Centrais: Diogo Kent Hubner (São Caetano), Henrique Selicani Teixeira (Fraikin BM. Granollers) e João Pedro Francisco da Silva (Chambéry Savoie Handball).

Pontas: André Martins Soares (Taubaté/FAB/Unitau), Fábio Rocha Chiuffa (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeration Handball) e Lucas Cândido (Taubaté/FAB/Unitau).

Pivôs: Ales Abrão Silva (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara), Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto) e Vinícius Santos Teixeira (Taubaté/FAB/Unitau).