Handebol

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Definidas as seleções masculinas que participarão do handebol na Rio 2016

As equipes foram dividadas em chaves e que disputaram em três cidades diferentes

Atletas da seleção tunisiana comemoram a classificação para as Olimpíadas Rio 2016/ Foto: IHF
Escrito por

Definidas as seleções masculinas que participarão do handebol nas Olimpíadas Rio 2016. A classificação das últimas seis seleções aconteceu neste final de semana, no qual 12 equipes tentavam as vagas do Pré-Olímpico Mundial.

Passaram pelo Pré-Olímpico: Polônia, Tunísia, Suécia, Eslovênia, Croácia e Dinamarca.

A competição aconteceu de sexta-feira a domingo, 8 a 10 de abril. Na sexta, a Espanha encarou a Eslovênia e perdeu, por 21 a 24. Assim como o Irã, que não conseguiu segurar a Suécia, e acabou perdendo por 19 a 34. A Tunísia venceu o Chile, por 29 a 35. A Noruega ganhou do Bahrain, por 25 a 29. Já a Polônia bateu a Macedônia, por 25 a 20, e a Dinamarca passou pela Croácia, placar de 28 a 24.

No sábado a Espanha reencontrou a vitória ou bater o Irã, placar de 37 a 23. E a Suécia superou a Eslovênia, por 23 a 24. A Croácia passou pelo Bahrain, placar de 33 a 22. A Macedônia perdeu mais um jogo, agora para a Tunísia, 26 a 32. Polônia venceu o Chile, por 35 a 27. Dinamarca e Noruega empataram em 25 a 25.

Neste domingo, a Espanha venceu a Suécia, por 23 a 25, e a Eslovênia superou o Irã, por 33 a 17. A Macedônia bateu o Chile, por 30 a 27. Croácia encarou a Noruega e venceu, por 27 a 21. A Dinamarca ganhou do Bahrain, pelo placar de 24 a 26. E a Polônia superou a Tunísia, por 24 a 28.

As seleções estavam divididas em três grupos, sendo que garantiram vaga as duas primeiras colocadas de cada chave.

Os Grupos

O Grupo que jogou em Malmo (SUE) tinha como seleções: Eslovênia, Suécia, Espanha e Irã. A classificação ficou nesta ordem, sendo que as três primeiras empataram em número de pontos, quatro cada. No entanto, no saldo de gols, a Espanha perdeu, pois tinha 13 gols no total, enquanto Eslovênia tinha saldo de 18, e Suécia saldo de 14.

Em Herning (DIN) estavam as equipes (já em ordem de classificação final): Dinamarca, Croácia, Noruega e Bahrein. Os dinamarqueses terminaram em primeiro por terem uma vitória a mais, já os croatas com quatro pontos ficaram a frente dos noruegueses, com três pontos e os berenitas não pontuaram.

Em Gdansk (POL) estavam as equipes dos países (já na ordem da classificação final): Polônia, Tunísia, Macedônia e Chile. Os poloneses encerram a participação no torneio em primeiro, invicto e com seis pontos. Os tunisianos em segundo, com quatro pontos, os macedônicos venceram apenas um jogo e marcaram apenas dois pontos, e os chilenos não venceram e não pontuaram.

Seleções fecham a lista dos participantes

As seleções que venceram o Pré-Olímpico Mundial fecham a lista dos participantes no handebol masculino nos Jogos Olímpios Rio 2016.  Polônia, Tunísia, Suécia, Eslovênia, Croácia e Dinamarca se juntam as seleções já classificadas, como o Brasil (país sede), Argentina (vice dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015), Qatar (Campeão Asiático 2015), Egito (Campeão Africano 2016) e Alemanha (Campeã EHF Euro 2016). 

As partidas de handebol nas Olimpíadas serão disputadas na Arena do Futuro em agosto deste ano.