Handebol

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol é inaugurado em São Bernardo

Espaço construído em São Paulo será a nova 'casa' da modalidade no Brasil, e servirá como forma de fomento ao esporte com treinos das seleções principais e categorias de base

(Foto: Ivo Lima/ME)
Escrito por

O handebol brasileiro finalmente tem uma casa. Após quase dois anos de atraso, o Ministério do Esporte e a prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) inauguraram nessa terça-feira o Centro Nacional de Desenvolvimento da modalidade na Grande São Paulo.

A instalação, que recebeu investimentos de R$ 14,5 milhões (R$ 12 mi provenientes do Governo Federal), é o único do país construído especialmente para o handebol. O local foi erguido em uma área total de 4.500m². O espaço conta com duas quadras, vestiários, restaurante, refeitório, academia, sala de fisioterapia, escritórios e alojamento para 132 pessoas.

O Centro, porém, foi inaugurado após um atraso de dois anos, visto que ele deveria ter sido aberto no segundo semestre de 2014. A construção teve início em 2013, e toda a parte estrutural foi finalizada em setembro do ano passado. Desde então, o local estava vazio.

Além de abrigar as seleções principais e de categorias de base, o espaço irá se tornar a nova "casa" da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que anteriormente tinha Aracaju (SE) como sede.

- É a materialização de um sonho. Vamos poder abrigar no centro um grande número de atletas, técnicos, árbitros e outros profissionais e proporcionar treinamento constante a eles. Há muito tempo, pela geografia e pelo alto nível de rendimento do handebol na região, tínhamos o sonho de trazer esse centro para cá - comentou o presidente da Confederação, Manoel Luiz Oliveira.

A previsão é de que a instalação receba ainda neste mês uma fase de treinos da Seleção masculina que se prepara para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a iniciativa aumenta o prestígio da equipe no cenário mundial.

- Nós saímos da posição de coadjuvantes no cenário internacional para inédito título mundial em 2013 com a Seleção feminina. Isso demonstra que os nossos investimentos já apresentam resultados significativos e de que estamos no caminho certo - disse o político.