Avalanche Tricolor

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fim de uma era! Relembre a passagem e declarações de Renato Gaúcho no Grêmio

Após quatro temporadas no comando do Tricolor, Portaluppi foi demitido na última quinta-feira

Lucas Uebel/Grêmio
Escrito por

No dia 14 de setembro de 2016, o Grêmio foi superado pela Ponte Preta e o então técnico Roger Machado pediu demissão. O torcedor Tricolor, que vivia desconfiado com a sua equipe, mal sabia o que viria pela frente e cobrava mudanças da diretoria.

Na ocasião, Romildo Bolzan surpreendeu muita gente e anunciou Renato Gaúcho, que estava fora do mercado e fazia muito tempo que não desenvolvia um trabalho positivo.

Logo em sua chegada, o treinador foi claro ao focar na Copa do Brasil, algo que seria rotineiro em sua terceiro passagem pelo Tricolor.

Três meses depois, Renato Portaluppi faturava a sua primeira taça. Na final da Copa, o Grêmio foi superior diante do Atlético-MG e conquistou o penta da competição nacional.

Coletiva

Um dos pontos áureos de Renato no Grêmio foram as declarações. Na coletiva de imprensa, em meio a comemoração, o treinador alfinetou os críticos e comentou sobre o período em que esteve parado.

‘Quem precisa aprender, estuda, vai pra Europa... Quem não precisa vai pra praia. Eu falo isso, e muitos criticaram. Disseram: estão trazendo um treinador que estava jogando futevôlei... Eu pergunto, e agora? E ai? Futebol é como andar de bicicleta. Quem sabe, sabe. Quem não sabe, vai estudar’, disse.

Libertadores

De volta ao torneio continental, Renato Gaúcho não pensou duas vezes e deu prioridade a conquista do tricampeonato. Em uma campanha com duelos equilibrados, a consagração veio diante do Lanús em território argentino.

Mundial e provocação a CR7

Herói do Mundial de 83, Renato Gaúcho queria vencer o torneio como técnico, mas tinha que passar pelo Real Madrid de CR7 e cia. Como não poderia perder a chance, disse que jogava mais que o português. No fim, Portaluppi viu o seu time ser derrotado na final e com direito a gol de Cristiano Ronaldo.

‘Admiro o Cristiano Ronaldo, é um dos maiores jogadores do mundo. É um grande campeão, todos os anos ele procura quebrar os próprios recordes, admiro muito isso em um jogador. É uma grande pessoa fora das quatro linhas. É muito fácil para vocês (espanhóis) que não me viram jogar elogiar só o Cristiano Ronaldo. Para pegar quem jogou mais, vocês teriam que pegar muitas pessoas que me viram jogar. É a opinião minha. Cada um tem a sua, e ele tem a dele também’, declarou na ocasião.

Hegemonia no Rio Grande do Sul

Demorou um pouco, mas a partir de 2018 até 2020 só deu Grêmio no Gauchão. Os rivais na decisão foram variados (Brasil de Pelotas, Inter e Caxias), porém o Tricolor não deu sopa ao azar e faturou de maneira incontestavel o Gauchão. Em uma das comemorações, Portaluppi disparou: 'Eu tô cansado de dar volta olímpica'.

Recuperação de atletas

Outro ponto que chamou a atenção durante a sua passagem foi o poder de recuperação de bons nomes. Se o jogador não estava bem em algum clube grande, era o no Grêmio de Renato que o bom momento acontecia. Foi o que ocorreu com Cortez, Maicon, Ramiro, Diego Souza e outros tantos.

Jovens

Diante do pouco poder de fogo do Grêmio no mercado, Renato Gaúcho também usou a base do Tricolor para montar times fortes e que chamavam a atenção. Durante os quatro anos, não faltaram exemplos: Pedro Rocha, Luan, Everton Cebolinha, Pepê...

Melhor Futebol do Brasil

Antes de Renato Gaúcho o Grêmio era conhecido por jogar um futebol mais duro, ao estilo gaúcho e com muita raça. Mas na transformação que iniciou com Roger e se aprimorou com Portaluppi, o Tricolor virou sinônimo de 'bom futebol'. Nas coletivas, o treinador reiterava que o seu time era o melhor do país.

Em uma das classificações da Libertadores, quando superou o Palmeiras, Renato chamou a responsabilidade e mandou recado ao Flamengo de Jorge Jesus que tinha o melhor futebol do Brasil. Dentro de campo, ele acabou superado na semifinal por 6 a 1 no placar agregado.

'Comprar futebol, ninguém compra. O meu time é o melhor do Brasil. Joga o melhor futebol do Brasil', falou Renato.

Estátua

Considerado pela torcida o maior ídolo do Tricolor, Renato Gaúcho foi eternizado no estádio gremista ao ter a sua estátua construída. Na cerimônia, Portaluppi, acompanhado da sua filha, não conteve a emoção e se declarou ao Tricolor.

‘É uma homenagem inesquecível para mim. Mas a maior alegria minha é dar alegrias para nossa torcida. Há uma semana que não durmo. É difícil até as palavras saírem. Se eu já era gremista, imagina agora. Meu sangue sempre foi e sempre vai ser azul’, declarou na ocasião.

Fim da Relação

Na última quinta-feira, Renato Gaúcho e Grêmio encerraram o seu casamento. Ao longo da trajetória, ele faturou os seguintes títulos: Copa do Brasil (2016), da Libertadores (2017), da Recopa Sul-Americana (2018), de três estaduais (2018, 2019 e 2020) e uma Recopa Gaúcha (2019).